Heraldo Almeida

Fábio Sacaca: O Conselheiro do Marabaixo


Fábio José do Espírito Santo, o ‘Fábio Sacaca’, como fora batizado artisticamente, foi eleito, em agosto de 2019, o primeiro conselheiro da cadeira do Marabaixo no Conselho de Política Cultural do Amapá(CEPC), mas somente nesta quinta-feira (30) foi nomeado pelo governador Waldez Góes.
Antes, o marabaixo estava na galeria da cultura popular, juntamente com o carnaval, cultura junina e religião de matriz africana. Mas, após grande luta do segmento da cultura-mãe do Amapá, o Conselho acatou o pedido e realizou a eleição. A posse de Fábio Sacaca, no Conselho de Cultura, ainda não tem data definida.
Fábio é amapaense, nascido em 12 de Novembro de 1997, filho de Antônia Maria Lino e José Raimundo Souza (Dô Sacaca), pertencente às famílias tradicionais do Amapá (Sacaca e Lino Espírito Santo).
De 2010 a 2016, foi representante das crianças e adolescentes no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente. Fundador do Marabaixo do Arthur Sacaca, Herdeiros do Marabaixo, Marabaixo da Juventude, Pastoral Afro Brasileira – AP e da Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo. Também é representante da juventude no Comitê Gestor do Marabaixo, no Iphan.
Ele é formado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Desde os dois anos de idade, participa do marabaixo, tocando caixa, cantando, dançando, fazendo oficinas, ministrando palestras sobre a cultura amapaense. Também é rezador de ladainha nas festividades. Participou de várias gravações de CDs de marabaixo e batuque. É folião do carnaval amapaense, tendo Piratas Estilizados como sua escola do coração.
Fábio é compositor de ladrão de marabaixo da nova geração, tendo a obra, “Amassar o Alho”, a mais conhecida, que conta a história da festa do Menino Deus, realizada anualmente pela Família Lino Espírito Santo na residência da Tia Zefa do Joaquim Grande, bairro Pacoval. Como católico fervoroso, participa ativamente das atividades religiosas da igreja São Benedito, no Laguinho. É devoto de São José, São Benedito, São Raimundo, Menino Deus, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora.

 

 

CAPIVARA: É uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. Alguns autores consideram que deva ser classificada em uma família própria. Está incluída no mesmo grupo de roedores ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia . Ocorre por toda a América do Sul ao leste dos Andes em habitats associados a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1 300 m de altitude.

 

***************************************

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Tom Jobim/Vinícius de Moraes

***************************************

 

Igarapé das Mulheres

Título da primeira música do poetinha Osmar Júnior, que a compôs aos 14 anos de idade. “Na verdade eu demorei uns dois anos para concluir a obra”, disse o poeta.
“E lavavam a minha esperança perdida/As mulheres do igarapé/As Joanas, Marias, Deusas, Margaridas/ Lavarão o que ainda vier…”.

 

Esperança

Que o mês de agosto venha cheio de vida e abasteça nossos artistas de esperanças e saúde. Assim sendo, poderão continuar produzindo suas artes e defendendo a cultura tucuju.

 

Musicalidade

O cantor e compositor Ivo Canutty gravou um DVD para registrar seus 30 anos no segmento da música. Um belo projeto com requinte de qualidade em tudo.
Com repertório refinado de muito bom gosto, interpretação perfeita, músicos de alto nível e produção impecável. À disposição no canal do artista, no YouTube. Parabéns.

 

Audiovisual

Projeto Itaú Cultural abre inscrições para o curso, na modalidade EAD, para projeções, linguagem e processos criativos no cinema brasileiro contemporâneo. inscrições ocorrem entre os dias 4 18 pelo site www.itaucltural.org.br.
É indicado para profissionais e estudantes, maiores de 18 anos, que possuam formação ou experiência prévia em audiovisual.

 

Estúdio

O festivaleiro com alma de cantador, Chermont Júnior, abriu seu próprio estúdio de gravação em casa, o RCJ Produções.
“Agora posso produzir, sem custo, meus projetos musicais e isso vai ajudar muito na minha carreira”, disse o artista. Parabéns.

 

Clube dos 30

Presidente da Associação Sócio-Cultural e Esportiva Clube dos 30, Fábio Jucá vem desenvolvendo belos projetos como gestor da instituição.
São 22 anos de inúmeras ações filantrópicas em várias comunidades carentes de Macapá. Merece respeito.

 

Poético presente

Programa O Canto da Amazônia, que apresento na Diário (90,9FM), de segunda à sexta-feira, a partir das 16h, ganhou de presente uma bela poesia do poeta Pedro Stkls (Poetas Azuis).
Obrigado.