Heraldo Almeida
Felipe Cordeiro: um artista pop da Amazônia

Felipe Cordeiro é um artista paraense, um dos principais expoentes da nova geração da sempre efervescente cena musical do Pará. Cantor, compositor e instrumentista, a sonoridade do músico é permeada por ritmos amazônicos que vão da lambada ao carimbó, da guitarrada ao atualíssimo tecnomelody.
Filho e parceiro musical do guitarrista e produtor, Manoel Cordeiro, um dos pioneiros da lambada no Pará, e de quem diz ter herdado o gosto radical pela diversidade. Entrou na Escola de Música da Universidade Federal do Pará aos onze anos e lá estudou piano, teoria musical e bandolim. Participou nesse período de vários grupos relacionados à sua atividade de estudante de música, se apresentando em concertos (solo e em grupo) por diversas salas de Belém do Pará.
Aos quinze anos, pouco antes de ingressar na faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará, curso no qual é graduado em Bacharelado e Licenciatura, influenciado pela MPB tradicional, começou a mostrar suas primeiras composições nos festivais de canções, sendo premiado em diversos deles pelo Brasil. Até então sua carreira era voltada exclusivamente para a composição, várias canções e parceiros foram feitos, disso resultou um disco (de compositor) chamado “Banquete”, no qual vários intérpretes e arranjadores foram convidados. Mas depois do contato com o teatro surgiu o interesse de assumir a interpretação das suas músicas, e juntamente com suas reflexões acerca da música brasileira, seu som foi ganhando uma assinatura muito específica e criativa.
Desde então, um humor, por vezes ácido, e uma necessidade aguda de experimentar sonoridades, além de poéticas, em torno da música popular, tornou-se um imperativo.
Felipe Cordeiro lançou, em 2011, o CD ‘Kitsch Pop Cult’, e agora está finalizando sua próxima obra musical, com sons e ritmos da Amazônia, mas com estilo popular, identidade assumida pelo autor.
***************************************
Lá no Araguari
Há uma estrada pra lua
Onde a minha vida
Sentou e seguiu…
Osmar Júnior
***************************************
Cartograffia
Estreia dia 3 de dezembro o projeto ‘Cartografia Sentimental Tucuju’, na Casa Viva, Av. Almirante Barroso – Centro, a partir das 19h.
Artistas confirmados: Paulinho Bastos, Mc Deeh, Dj Dropanda e Carla Antunes. Entrada franca.
Tenda
Na sexta (2) o projeto Tenda Cultural do Rod’s Bar (Complexo Marlindo Serrano), Araxá, vai receber o cantor e compositor amapaense, Zé Miguel, a partir das 21h. Informações: 96 98138-8585.
Parabéns
Projeto Temporada de Música e Dança realizado pela Amcap, no sábado (26), na vila de Mazagão Velho, é uma iniciativa da Banda Placa, com apoio do GEA.
Muitos grupos de artistas de vários segmentos se apresentaram pela primeira vez ao público, em todos os seus anos de criação. Parabéns, aos amigos Carlitão e Jozué Videira pela organização.
Organização
União dos Negros do Amapá (UNA) agora se organiza para a eleição de sua nova diretoria e da escolha da diretoria do Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos. O 27º Encontro dos Tambores 2022 foi um sucesso.
Representatividade
A Associação dos Músicos e Compositores do Amapá – Amcap, é a instituição que tem representatividade dos artistas amapaense, há mais de 20 anos, sobretudo, dos que defendem a nossa aldeia através de suas obra.
Musical em TV
Consagrado cantor e compositor brasileiro, Oswaldo Montenegro transporta a premiada carreira de trilhas autorais no cinema, para o especial de TV, ‘Músicas Para Cinema’.
O projeto evoca interpretações intimistas sob a companhia de violão e piano, dramatizada por cenas de longas-metragens dirigidos pelo artista, projetado na MPB. Confira nas plataformas digitais do artista.
Personalidade
Sambista Aureliano Neck tem participação e composições em quase todas as escolas de samba do carnaval amapaense, sem falar de blocos carnavalescos.
Recebeu o título de Cidadão do Samba e perdeu a conta de quantas músicas já compôs só e com parceiros. Merece nosso respeito e reconhecimento.
*****************************************************************************************