Heraldo Almeida
Felipe Cordeiro: um cantor pop da Amazônia

Felipe Cordeiro é um artista paraense, um dos principais expoentes da nova geração da sempre efervescente cena musical do Pará. Cantor, compositor e instrumentista, a sonoridade do músico é permeada por ritmos amazônicos que vão da lambada ao carimbó, da guitarrada ao atualíssimo tecnomelody.
Filho e parceiro musical do guitarrista e produtor, Manoel Cordeiro, um dos pioneiros da lambada no Pará, e de quem diz ter herdado o gosto radical pela diversidade. Entrou na Escola de Música da Universidade Federal do Pará aos onze anos e lá estudou piano, teoria musical e bandolim. Participou nesse período de vários grupos relacionados à sua atividade de estudante de música, se apresentando em concertos (solo e em grupo) por diversas salas de Belém do Pará.
Aos quinze anos, pouco antes de ingressar na faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará, curso no qual é graduado em Bacharelado e Licenciatura, influenciado pela MPB tradicional, começou a mostrar suas primeiras composições nos festivais de canções, sendo premiado em diversos deles pelo Brasil. Até então sua carreira era voltada exclusivamente para a composição, várias canções e parceiros foram feitos, disso resultou um disco (de compositor) chamado “Banquete”, no qual vários intérpretes e arranjadores foram convidados. Mas depois do contato com o teatro surgiu o interesse de assumir a interpretação das suas músicas, e juntamente com suas reflexões acerca da música brasileira, seu som foi ganhando uma assinatura muito específica e criativa.
Desde então, um humor, por vezes ácido, e uma necessidade aguda de experimentar sonoridades, além de poéticas, em torno da música popular, tornou-se um imperativo.
Felipe Cordeiro lançou, em 2011, o CD ‘Kitsch Pop Cult’, e agora está finalizando sua próxima obra musical, com sons e ritmos da Amazônia, mas com estilo popular, identidade assumida pelo autor.
*******************************
AUTOR: É aquele que cria, causa ou dá origem a alguma coisa, especialmente obra literária, artística ou científica. É diferente de narrador.Na narratologia, o autor é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o leitor/espectador. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do ‘E’ desafia a ideia de que um texto pode ser atribuído a um único autor.
*******************************
A face do meu amor
Tem a cútis da leveza
É mais fina que o esplendor
Que o glamour da natureza
Rambolde Campos/Joãozinho Gomes
*******************************
Os Moreiras
Na sexta (9) tem lançamento do projeto ‘Brega Medley 3 e 4’ do grupo de samba ‘Os Moreiras’, às 19h, em todas as plataformas digitais. Eles tocam os clássicos do brega. Se inscreva no canal do grupo Os Moreiras Ap, no Youtube.
‘Vida Boa’
Título da música de Zé Miguel, gravada no ritmo do samba pelo grupo Gente de Casa. O lançamento dessa nova versão está agendado para acontecer na sexta (9), no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), às 16h. Se liga.
Retorno
Depois do falecimento do baterista, Fábio Mont’Alverne e do tecladista, Walber Silva, a banda Negro de Nós está retornando com um novo projeto e novos músicos. Parabéns.
No mar
Cantora e compositora roraimense, Euterpe, gravou a música ‘Sete Mergulhos no Mar’ que fez em parceria com Sérgio Barros e Eliakin Rufino.
“Sete mergulhos no mar, eu vou dar, eu vou dar. Sete mergulhos no mar vou chamar Yemanjá…”.
Marabaixo
O livro do escritor Fernando Canto, ‘O Marabaixo Através da História’ é uma explanação didática sobre o Marabaixo e seus rituais. “Não traz a pretensão de um artigo científico”, disse o autor. Aconselho.
‘Três Meninas’
Belo projeto da Música Popular Brasileira (MPB), ‘Três Meninas do Brasil’, valoriza as vozes de Teresa Cristina, Rita Benneditto e Jussara Silveira. Confira no Youtube o show completo.
‘Cemitério’
“Tenho horror a hospitais, os frios corredores, as salas de espera, ante-salas da morte, mais ainda a cemitérios onde as flores perdem o viço. Não há flor bonita em campo santo…”. (poesia de Jorge Amado – do livro Navegação de Cabotagem).