Heraldo Almeida

Gaby Amarantos: Uma fábrica de novidades


Nascida e criada na periferia de Belém, bairro do Jurunas, Gabriela Amaral dos Santos já cresceu com a música. Suas origens são de uma família de sambistas, onde desde pequena já cantava e dançava nas rodas de samba da família. Antes de cantora profissional, a Gabriela foi coreógrafa de quadrilha junina, fez cursos de teatro e chegou a fazer pequenas apresentações na comunidade.

Canta desde os 15 anos, na paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus (Jurunas), mas apenas quando completou 18 anos, teve permissão para cantar nos bares da cidade, e assim começou a se apresentar cantando clássicos da MPB.

A rainha do Tecnobrega foi influenciada por cantoras como Clara Nunes, Ella Fitzgerald e Billie Holiday e pelos bregas Francis Dalva e Reginaldo Rossi, mas deixa claro que a sua maior influência está no bairro em que nasceu, onde tudo toca ao mesmo tempo.
Gaby Amarantos se autodefine como uma ‘fábrica de novidades ambulante’. Mesmo egressa de uma cena regional inserida em um contexto alternativo. A melhor parte desse sucesso é o fato de sua originalidade permanecer intacta, sem interferência do mercado. Ela avança sem desviar um milímetro de seu som, batizado de tecnobrega.

A ‘Beyoncé do Pará’ é a rainha dos terreiros high-tech de Belém, onde tudo começa com a guitarrada, gênero que, por si só, concentra boa parte da soma de sonoridades que caracterizam o tecnobrega, que inclui ritmos latinos como a cúmbia, e africanos como o zouk, além do tradicional carimbó, de ecos da Jovem Guarda e das batidas eletrônicas.

 

 

MORAL: Do latim moralis “maneira, caráter, comportamento próprio”, é a diferenciação de intenções, decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias. Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra “moral”, que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.

 

Estrela natureza precisamos demais
De ter sempre por perto
Na calma e santa paz
Nos morros e nos campos
Sá/Guarabyra

 

Oficina
Professora Laura do Marabaixo está realizando oficinas com o tema: Marabaixo – História, Cultura e dança como ferramenta da prática pedagógica. Informações: 99152-6894.

 

Atenção especial
Vereador Dudu Tavares, em entrevista ao programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9), na sexta (9), disse que seu mandato dará uma atenção especial às comunidades quilombolas e ao povo negro do município de Macapá.
“Estou ouvindo as pessoas e vamos construir juntos projetos que valorizem a riqueza artística e as potencialidades do nosso povo negro”, disse.

 

‘Açucena’
Título da música do poetinha, Osmar Júnior, gravada pelo grupo de samba Gente de Casa no seu novo disco. O lançamento da obra, no ritmo do samba, está agendada para o dia 30 de abri, no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9).

 

‘Eu Me Apaixonei’
Titulo da nova música da Banda Afro Brasil, lançada no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9) e que já está fazendo sucesso.
“Eu me apaixonei, não vejo mal nenhum. O coração dilacerado e um pouco acelerado, na tristeza eu sou mais um…”.

 

‘Poesia de Rio’
Título de um dos livros do poeta, escritor, compositor e cantor, Mauro Guilherme.
É um artista que tem respeito e reconhecimento pelas inúmeras obras literárias. Parabéns.

 

Pirataria
Pirataria é a prática de reproduzir, distribuir ou mesmo vender produtos e obras sem autorização de seus autores. Pela legislação vigente no país, a pirataria é crime e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão ou multa.
A Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual do Ministério da Cidadania Para o Combate à Pirataria, está promovendo ações que fortalecem o sistema de proteção aos direitos autorais e de combate à pirataria. (www.cultura.gov.br).

 

‘Qual a Novidade’
É assim mesmo, sem o ponto de interrogação, o nome do novo disco do poetinha Osmar Júnior, já em faze de conclusão.
“Ele trás a maior reunião que eu, Osmar Júnior, já fiz de parceiros: Nilson Chaves, Negro de Nós, Faces da Vida, Rock, Movimento Costa Norte”, disse o artista.