Heraldo Almeida

Gratidão às Nossas Raízes


Em breve será o lançamento do livro ‘Gratidão às Nossas Raízes’, que é uma obra com características do Movimento Afrologia Tucuju, projeto que valoriza as temáticas negras amapaenses, coordenado pelo escritor, poeta e doutor, Ivaldo Souza.

 

A obra foi escrita por alunos da escola Joaquim Caetano da Silva, do município de Oiapoque e pertence ao projeto ‘Jovens Escritores’, coordenado pela professora Iranilda da Silva Souza.

 

Professora Iranilda Sousa, com 29 anos de magistério, continua irrequieta e seu espírito literário está cada dia mais sedento de novos desafios. Após o sucesso da obra que teve sua coordenação e foi voltada para seu público favorito, seus alunos. Pois eles escreveram a obra ‘Histórias Que Ainda Não Foram Contadas’, e ela a lapidou e os alunos confessam.

 

A obra foi produzida em 2018 e seu lançamento aconteceu em 2019. E de repente o planeta parou com a pandemia, mas a professora Iranilda, não. ‘Gratidão às Nossas Raízes’ chegou e traz textos suaves às vezes, outras mais ‘encorpados’, mas sempre muito envolventes. Uma miscelânea de poemas que farão o leitor certamente tentar adivinhar a alma dos autores, enquanto se deleita nos textos. Com uma linguagem quase sempre refinada, há textos bilíngues, e o objetivo da obra, não passará desapercebido: despertar os talentos que embora adormecidos, eclodem repentinamente como as flores, na chegada da primavera.

 

Iranilda já trilhou quase todas as etapas da vida acadêmica e já levou a luz de seu conhecimento para os mais distantes rincões do Amapá quando exerceu o magistério no Sistema Modular. Mais uma vez ela nos surpreende com essa rica e tão bem elaborada obra, escrita por seus nobres alunos.

 

******************************************************************

Meu coração menino
Trás no peito um beija flor
A procura de ninho
Voando atrás do teu amor

Beto Oscar e Helder Brandão

******************************************************************

 

Edital

Por reivindicação de artistas em reunião, o diretor presidente da Fumcult, DJ Alan Christofer, vai alterar alguns itens do Edital 001 da Fundação.

Na semana que vem a instituição apresenta a chamada publica com novidades em seu conteúdo. Sensatez.

 

Diálogo

Em entrevista ao programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9), na sexta (16), o diretor presidente da Fumcut, DJ Alan Christofer afirmou: “É orientação do prefeito Furlan o diálogo com os artistas para construirmos, juntos, os projetos para os segmentos, e eles sempre terão abertura na nossa administração”.

 

Pesquisa

Produtora cultural e pesquisadora brasileira, Cris Rangel está realizando uma pesquisa de levantamento sobre programadores, radialistas, rádios educativas e rádios web que pautem a música independente produzida no Brasil.

O projeto é uma proposta da Feira Internacional da Música do Sul, com o objetivo de conhecer os espaços de radiodifusão que falam de música independente. Mais informação acesse https://www.fims.com.br/.

 

Novo enredo

Carnavalesco Paulo Barros apresentou em live (semana passada) o enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti (RJ), para o próximo carnaval.

Com o tema ‘Ka Ríba Tí Ye – Que Nossos Caminhos Se Abram’, a escola vai exaltar as histórias de luta, sabedoria e resistência negra.

 

‘Eletrocarimbó’

Título do novo disco da cantora Lia Sophia, já disponível em todas as plataformas digitais. Um repertório refinado e uma rítmica que só a Amazônia sabe oferecer.

 

‘Poesia de Rio’

Título de um dos livros do poeta, escritor, compositor e cantor, Mauro Guilherme.

É um artista que tem respeito e reconhecimento pelas inúmeras obras literárias. Parabéns.

 

Pirataria

Pirataria, também chamada de ‘Pirataria Moderna’, é a prática de reproduzir, distribuir, ou mesmo vender produtos sem autorização de seus autores. Pela legislação vigente no país, a pirataria é crime e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão ou multa.

A Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual do Ministério da Cidadania Para o Combate a Pirataria, está promovendo ações que fortalecem o sistema de proteção aos direitos autorais e de combate à pirataria. (www.cultura.gov.br).