Heraldo Almeida

Iphan restaura prédio do Solar da Beira, em Belém


Com investimento de R$ 2,5 milhões, as obras de restauração do prédio do Solar da Beira, complexo do Ver-o-Peso, em Belém (PA), foram concluídas no mês de novembro. O prédio abre as portas à população com uma exposição que reúne parte de objetos encontrados durante as escavações para a construção da cisterna e da estação de t ratamento de esgoto da obra.

O prédio é tombado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura. O Solar da Beira também é tombado pela prefeitura de Belém.

Dentre os vestígios descobertos durante a reforma, estão fragmentos de louças, porcelanas, garrafas de vidro e de barro, talheres, latas, moedas e outros objetos metálicos, como ferraduras e rodas. Objetos que remontam ao século XX e ficarão sob a responsabilidade do Iphan por integrar o patrimônio arqueológico brasileiro.
O Solar da Beira, de propriedade da Prefeitura Municipal de Belém, foi construído no início do século XX. É um Conjunto Arquitetônico e Paisagístico, tombado pelo lphan em 1977. No início do século XX serviu à Recebedoria de Rendas. Já nos anos 1980, abrigou restaurante e, na década de 2000, lojas de artesanato. Após a revitalização, o prédio tornou-se um espaço de exposições, contando com banheiros públicos destinados aos usuários e trabalhadores da feira do Ver-o-Peso.

A revitalização do Solar da Beira é uma parceria entre o Iphan e a Prefeitura de Belém, que executou a reforma. O valor investido pela União, por meio do Iphan, foi de R$ 2,5 milhões. (Adriana Araújo – Comunicação Iphan)

 

*********************************************************************

Sou mãe preta e sonhei com Zumbi
Dizendo pra mim que meus ancestrais
Nasceram das caravelas
De remos que vinham para cá…

Mayara Braga/Zé Maria Cruz

*********************************************************************

 

Prêmio nacional

O jovem poeta paraense, Elson Monteiro teve duas obras selecionadas na antologia ‘Meu Nome é Poesia’, que oportuniza novos autores nacionais.
As obras ‘Decreto de Amor’ e ‘Pelo Fim do Preconceito’ estarão no livro que será lançado em maio, pela Editora Versejar.
Parabéns!

 

Documentário

Em 2015, os jornalistas Cláudio Rogério e Alessandro Brandão (quando acadêmicos) apresentaram o documentário ‘Dubai-Lique – A Vida De Um Povo’.
O projeto mostra a vida e os costumes do povo que vive na região do Bailique (AP).

Confira no Youtube.

 

Live Solidária

Dia 30 de abril, às 19h, a Banda Sakarolha vai realizar a Live Solidária em prol da saúde do cantor Taysson Tyassu, que está hospitalizado, vítima da Covid-19.
Ao vivo pelos canais da banda, no Facebook e Youtube.

 

Novo presidente

A Beija-Flor de Nilópolis tem novo presidente. Almir Reis que ocupava a vice-presidência da escola, desde 2018, assume como presidente da instituição.
Reis é um profissional que, há 25 anos, conta com a confiança e o carinho de todos os setores da escola.

 

‘Tocando em Frente’

Título de um dos maiores clássicos da boa música popular brasileira, autoria de Almir Sater.
“É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir…”.

 

‘Monte Dourado’

O talentoso cantor e compositor paraense, Jerry Santos, é autor da música ‘Monte Dourado’.
Ele gravou com participação especial de Ronys Vale.
“Hoje trago marcado no peito um monte dourado, um monte cravado no meio da floresta…”.

 

‘Mordaça’

Cantora e compositora, Samantha Mainine lançou seu novo single ‘Mordaça’, já nas plataformas digitais da artista e vídeo clipe, no YouTube.
A canção traz um lado mais denso da artista, uma letra que aborda as diversas amarras sociais e afetivas que uma pessoa carrega no seu íntimo.
#ConfereLá.