Heraldo Almeida

Joãozinho Gomes: poeta orgulho da Amazônia


Música, canto, poesia, literatura, pássaros, rios, viagens, sons, ritmos e gente se juntam num grande caldeirão cultural pra saudar um dos maiores letristas do Brasil, Joãozinho Gomes.

 

Poeta, compositor, escritor e cantor Joãozinho Gomes é filho da Amazônia paraense, nascido na capital Belém em 20 de outubro de 1957. Bem cedo, aos 12 anos de idade já escreveu algo que “imaginei ser um poema”. Diz. E logo descobriu sua vocação para a poesia. Seu caminho foi guiado para a Música popular Brasileira, e hoje é autor de mais de quinhentas músicas compostas ao lado de parceiros, muitos deles já consagrados no cenário musical brasileiro, como: Chico Cézar, Lecy Brandão, Nilson Chaves, Jean Garfunkel, Jane Dubc, Enrico Di Miceli, Val Milhomem, Amadeu Cavalcante, Jane Duboc, Eudes Fraga, Walter Freitas e tantos outros artistas da nossa região amazônica. Assim como parceiros de letra, muitos intérpretes consagrados, também cantaram suas obras.

 

Joãozinho Gomes assinou muitos CD’s com parceiros filhos dessa imensa Amazônia musical, diferente de outras partes do país, com um tempero vindo da floresta, capaz de encantar a quem por aqui pisa e prova desse sabor da terra santa da arte.

 

De tantas canções espalhadas no leito musical do cancineiro brasileiro, o poeta Joãozinho Gomes assina, pelo menos duas, como suas expressões mais próximas do coração, Jeito Tucuju, em parceria com o amigo Val Milhomem, que declara amor e sentimento eterno com o rio Amazonas, “Quem avistar o Amazonas nesse momento e souber transbordar de tanto amor, esse terá entendido o jeito de ser do povo daqui”, e Pérola Azulada, com Zé Miguel, com expressiva declaração de amor a terra, como nação e como morada, “eu amor você, terra minha amada, minha oca meu iglu, minha casa, à bênção minha mãe”.

 

*******************************************************************

Meu coração menino
Trás no peito um beija flor
A procura de ninho
Voando atrás do teu amor

Beto Oscar e Helder Brandão

*******************************************************************

 

Finalizando

Cantora amapaense, Mayara Braga está finalizando as gravações de seu primeiro disco solo, batizado de ‘Negra da Luz’. Logo teremos mais um belo trabalho musical tocando pelo mundo.

 

Noite Cultural

Dia 2 de abril tem o projeto Noite Cultural no Cantinho da Nêga, no Curiaú ( próximo a Maloca da Tia Chiquinha), com vários artistas confirmados.

Mayara Braga, Silmara Lobato, Enrico Di Miceli, João Amorim, Brenda Melo, Alan Gomes, Mário Neylton, Laura do Marabaixo, Valdinete Costa, Oneide Bastos, Paulinho Bastos, Zaqueu Oliveira, Lorrany Mendes, Neck, Adelson Preto, Carlos Pirú e outras atrações. A partir das 19h.

 

Quadrilhando

Programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9) está contribuindo com os projetos das quadrilhas juninas do Amapá. Obrigado aos artistas desse segmento da cultura popular pelo reconhecimento. De segunda à sexta, às 16h. sintonize.

 

Pintura

Artista plástico amapaense, Jeriel Luz está com suas obras em exposição nas esquinas das ruas de Curitiba (PR). Ele foi convidado parceiro de profissão Andrebrik, que também faz parte do projeto. Parabéns.

 

‘Tocando em Frente’

Título de um dos maiores clássicos da boa música popular brasileira, autoria de Almir Sater. “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir…”.

 

‘Monte Dourado’

O talentoso cantor e compositor paraense, Jerry Santos, é autor da música ‘Monte Dourado’. Ele gravou com participação especial de Ronys Vale. “Hoje trago marcado no peito um monte dourado, um monte cravado no meio da floresta…”.

 

‘Mordaça’

Cantora e compositora, Samantha Mainine lançou seu novo single ‘Mordaça’, já nas plataformas digitais da artista e vídeo clipe, no YouTube.

A canção traz um lado mais denso da artista, uma letra que aborda as diversas amarras sociais e afetivas que uma pessoa carrega no seu íntimo. #ConfereLá.