Heraldo Almeida
Lulih Rojanski participa do lançamento da obra “Quarentena – Memórias de um País Confinado”

A paranaense radicada no Amapá, Lulih Rojanski, é uma das escritoras brasileiras convidadas para participar da antologia de contos e poemas intitulada, “Quarentena – Memórias de um País Confinado”, a ser lançada em Portugal e no Brasil pela editora portuguesa Chiado Books.
O isolamento social forçado pela quarentena, em razão da pandemia de Covid-19, despertou medo, tristeza e apreensão, principalmente pela forma tão veloz de contágio do vírus, afetando não só a vida das pessoas, mas toda a economia, ciência, tecnologia e sistema de saúde mundial. As artes também foram afetadas. Porém, inúmeras iniciativas, não só de governos e organizações privadas de diversos países, mas também de indivíduos criativos, ajudaram e continuam ajudando a superar esta que já é a maior crise global do século XXI. Pensando nisso, a editora portugue sa Chiad o Books teve a ideia de registrar esse momento histórico pelo qual todos nós passamos com uma coletânea de contos e poemas sob o título “Quarentena – Memórias de um País Confinado”. A ideia inicial era convidar apenas escritores de Portugal, mas como a empresa também tem um centro editorial importante na cidade de São Paulo, resolveu estender o convite a escritores brasileiros, como é o caso de Lulih Rojanski, escritora premiada que traz em sua bagagem quatro livros publicados nacionalmente e participações em diversas coletâneas literárias.
O livro, segundo Florival Gonçalves, coordenador editorial da obra, “será lançado logo que toda esta situação se encontrar resolvida e todos estivermos bem” – o que esperamos que seja logo. Lulih Rojanski participa com o conto “Sonata”, que traz toda a beleza de sua poesia em prosa, marca registrada da autora de “Pérolas ao Sol” (2017) e “Gatos Pingados” (2018). “Essa visibilidade é algo que espero há muito tempo. Quem sabe daí não surge algo maior?”, ressalta a autora, que já negocia com a Chiado a publicação de seu primeiro romance.
A Chiado Books é uma editora de origem portuguesa, com sede em Lisboa e centros editoriais em São Paulo, Madrid, Miami e Roma, e pertence ao Chiado Grupo Editorial. A empresa tem grande notoriedade em Portugal e no Brasil pelo seu trabalho na publicação de autores contemporâneos, estando também presente na Espanha, Itália e América Latina. Entre os autores de seu enorme catálogo figuram nomes como o do jornalista Nelson Motta e do cantor e escritor Alceu Valença. (Silvio Neto).
- Em casa
Artistas amapaenses, fora de cena por conta da pandemia do novo Coronavírus, estão produzindo suas artes em casa e usando as redes sociais (Lives) para compartilhar suas obras com o público.
O jovem cantor e compositor, João Amorim, é um dos que mais explora as ferramentas digitais para mostrar o que está fazendo em casa. Parabéns, pela boa sacada.
- Sesc ao Vivo
Cantora da Amazônia tucuju, Patrícia Bastos, o compositor, músico e produtor, Dante Ozzetti, estarão fazendo show pelo Projeto Sesc ao Vivo, na terça (21), às 19h.
A transmissão será pela página do Sesc no Youtube (#SescAoVivo) e pelo Facebook da artista.
- Amor Por Macapá
Título da nova música da cantora, Sandra Lima, em parceria com o compositor, Jô Sales. Um “breguinha” romântico e gostoso de se ouvir, com uma temática bem amazônica em seu cantar.
“Macapá, eu vim aqui te conhecer, esse seu amanhecer, esse teu cheiro de rio que essa cidade tem pra oferecer”. Bela obra. Parabéns aos artistas.
- Carnaval 2021
Império da Zona Norte já anunciou seu enredo para o carnaval 2021, em comemoração aos 33 anos de criação da escola de samba.
O enredo é uma viagem pela história do poeta e compositor, Ilan do Laguinho: “Ilan Menino, Ilan Poeta, Ilan do Laguinho”.
- Negritude
Fechado e abandonado, há anos, o Centro de Cultura Negra está recebendo uma força tarefa de varias pessoas para tentar reativar aquele espaço, que só funciona em cada novembro, durante o Encontro dos Tambores. Tomara que dessa vez dê certo.
- Alternativa
Com a pandemia do novo Coronavírus, impedindo os artistas de usarem os palcos para shows, as Lives vem sendo uma alternativa que deu certo e com certeza deverá permanecer, depois que tudo voltar ao normal.
- A Face do Meu Amor
Título do novo disco do cantor e compositor, Rambolde Campos, e de uma música em parceria com o poeta, Joãozinho Gomes. O projeto está em fase de conclusão. Boa sorte.