Heraldo Almeida
Marapanim: a terra do Carimbó

O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se recebendo outras influências, principalmente negra. Seu nome, em língua tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó, feito de tronco de madeira e pele de animal.
Surgida em torno de Belém (PA) na zona do Salgado (Marapanim, Curuçá, Algodoal) e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.
O município de Marapanim é considerado ‘a terra do carimbó’. Na sede do município e em outras localidades existem dezenas de conjuntos de Carimbó, tais como: Flor da Cidade, Uirapuru, Raízes, Os Brasas de Marapanim, entre outros. O maior compositor de carimbó de todos os tempos foi um Marapaniense, mestre Lucindo Rabelo da Costa, nascido às margens do Rio Cajutuba.
De rara beleza poética, as canções compostas por Mestre Lucindo falavam de mar, lua, sol, mulher, saudade, pescaria, pássaros, afim, de todas essas coisas que fazem parte do cotidiano do paraense nascido e criado na região do Salgado.
Sendo a música preferida pelos pescadores marajoaras, embora não conhecida como carimbó até então, o ritmo atravessou a baía de Guajará com esses pescadores e veio dar em praias do Salgado paraense. Em algumas regiões próximas às cidades de Marapanim e Curuçá, o gênero se solidificou, ganhando o nome que tem hoje.
Maranhãozinho, no município de Marapanim; e Araquaim, em Curuçá, são dois dos sítios que reivindicam hoje a paternidade do gênero, sendo o primeiro o mais provável deles. Em Marapanim, na região do Salgado, nordeste paraense, o gênero é bastante cultivado e acontece anualmente o Festival de Carimbó de Marapanim – O Canto Mágico da Amazônia, no mês de novembro, como lembra, Vanilson Monteiro (Vavá), um dos filhos mais ilustres e apaixonados dessa terra santa e abençoada.
Em setembro de 2014 o carimbó foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
****************************************
Sou mãe preta e sonhei com Zumbi
Dizendo pra mim que meus ancestrais
Nasceram das caravelas
De remos que vinham para cá…
Mayara Braga/Zé Maria Cruz
****************************************
Canta Brasil
Hoje é dia de ouvir o melhor repertório da boa música popular brasileira, no programa Canta Brasil, na Diário FM 90,9, a partir das 14h.
‘Sentinela Nortente’
Título do primeiro disco (LP) do Movimento Costa Norte e da música carro chefe do projeto, gravado por Amadeu Cavalcante, lançado em 1989.
As músicas tem a assinatura do poetinha Osmar Júnior, com exceção de ‘Tajá’, que ele compôs em parceria com Fernando Canto.
Poeta
Jovem poeta amapaense Neto Romano, com belos textos deixa seu talento registrados em suas inúmeras poesias (Escritores AP – YouTube).
“Quero beijar o canto da sua boca e tocá-la com as pontas dos meus dedos/Silenciosamente para quê o mundo aplauda nossa forma de amor sem culpa…”.
‘Celebrizar’
Título do DVD da cantora e compositora Sandra Duailibe, gravado em comemoração aos seus 10 anos de carreira. Um repertório refinado da boa música popular brasileira. Informações no site www.sandraduailibe.com.br.
Lembrança
Poetinha Osmar Júnior lembrando do motivo que o levou a compor a música ‘Sentinela Nortente’, aos 20 anos de idade.
“O motivo principal foi que alguém, em Brasília, sugeriu que vendessem um território no norte do Brasil para pagar a dívida externa do país, e esse era o Amapá”, recordou o artista.
História
Pouca gente sabe, mas Apolo é considerado o Deus da música, depois que recebeu uma lira do Deus Hermes, feita com casco de tartaruga e tripas do gado que ele havia roubado de Apolo.
Isso gerou discussão entre os dois e Maia (mãe de Hermes), mas ao ouvir Hermes tocar, Apolo ficou tão admirado que aceitou o presente com muito gosto.
Nobreza
O balé é um estilo nobre de dançar, que nasceu nas cortes italianas no século XV e se desenvolveu na Inglaterra, Rússia e França.
Por isso, que seja bem vindo em todos os segmentos da dança. Bravo, pois a arte não comete crime.
**********************************************************************************