Heraldo Almeida

Mazagão Velho: berço da cultura amapaense


 

Mazagão Velho é um lugar cheio de encantos e rico em manifestações culturais, é lá que narramos o início da morada da história cultural amapaense, guardada há mais de dois séculos de vida no coração daquele povo.

 

O rio Mutuacá é o registro do início desse berço cultural, vindo de mar abaixo lá das bandas da mãe África, as danças das senzalas trouxeram em navios negreiros as maravilhas dos irmãos calejados da luta, grandes movimentos que expressam a arte e fincaram no Amapá a nossa maior manifestação cultura que é o Marabaixo, dança que perpetua nossa raiz folclórica. Essa expressão virou mania em todo o estado, mas foi no pátio da cidade de Mazagão Velho a criação dessa história.

 

Todo dia 23 de janeiro, Mazagão Velho festeja seu aniversário de cultura, recordando os momentos de conquistas trazidas dos Marrocos e que se instalaram aqui na nossa terra por volta de 1771, fincando o coração na vila que passou também a se denominar Mazagão, em homenagem à terra africana. Das várias contribuições marroquinas, existe a Festa de São Tiago, realizada todos os anos em Mazagão Velho.

 

Vários projetos e movimentos artístico-culturais defendem a sustentam a bandeira da tradição histórica do povo de Mazagão Velho como o marabaixo, grupos de dança, teatro, artesanato, artes plásticas, histórias, vídeos, ladainhas, festas religiosas, gravações de CD’s e outras manifestações de resistência cultural do povo da terra do padroeiro, São Tiago, filho daquele lugar que respira cultura.

 

******************************************

O mundo tá perdido
Com o sumiço do cupido
Que eu flechei num tiro certo
Pro gelo derreter

Fernando Canto/Nivito Guedes

******************************************

 

Amazônia

Projeto Sesc Amazônia das Artes vai acontecer durante o mês de agosto, em Macapá, com 15 espetáculos de vários segmentos. De 3 a 14 de agosto. Confira a programação no site www.sescamapa.com.br.

 

Bateristas

A 8ª edição do Encontro de Bateras do Amapá vai acontecer, sábado (5), em frente a Casa do Artesão – Centro, a partir das 16h.

A ideia é incentivar a troca de conhecimentos entre os participantes e promover inclusão ao apresentar as técnicas musicais ao público. Inscrições pelo site https://institutobaluartedaamazonia.org/.

 

Enredo

Piratas Estilizados promete energizar a avenida do samba em 2024, com o enredo ‘A Energia Que Conduz a Paixão Alaranjada’, a mais querida já iniciou seus trabalhos. Aguarde.

 

Saudade

Dia 19 de agosto tem Baile da Saudade de Boêmios do Laguinho, com Batan, Joelson Pantoja e Maluco e CIA. Os DJ’s Wanky Romero, Luiz Carlos e Ryan Macapá. Contato: 96 99144-8597.

 

Índio

Cantor Amadeu Cavalcante e o poeta Wilson Cardoso são autores da música, ‘Sou Índio Sim’, lançada no projeto Sescanta Amapá, em 2022. A interpretação é de Cléverson Baía.

 

Memória

Tribunal de Justiça do Amapá possui o livro de notas da Vila de Mazagão Velho desde 1841. Museólogo e chefe da seção de Memória do Tjap, Michel Ferraz está convidando pesquisadores e historiadores para contribuir com as informações do livro.

 

Música

Saudoso cantor e compositor, Mauro Guilherme será homenageado com um disco contendo obras inéditas de sua autoria. Lançamento em breve.

 

*********************************************************************************