Heraldo Almeida
Mestre Vieira: o criador da Guitarrada

A Guitarrada é um gênero musical paraense instrumental surgido da fusão do choro com carimbó, cúmbia e jovem guarda, entre outros. É também chamado de lambada instrumental. O seu criador é o Mestre Vieira. Neste estilo a guitarra elétrica é solista. Os principais representantes da atualidade são os grupos: Mestres da Guitarrada, Cravo Carbono e La pupuña.
Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, nasceu em 29/10 de 1934, é um músico brasileiro, tem 20 discos solo gravados. A música “Lambada Jamaicana” (lançada em 82, vinil “Melô da Cabra”) é seu maior sucesso. Desde 2003 integra também o grupo Mestres da Guitarrada, tendo 2 cds lançados: Mestres da Guitarrada (2004, selo Funtelpa) e Música Magneta (2008, Selo Candeeiro Records). Em 2008 recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem ao Mérito Cultural pelo seu relevante serviço prestado à cultura brasileira.
É um gênero musical único no mundo. Criado por Mestre Vieira, natural de Barcarena, o ritmo musical surgiu em Belém (PA), a guitarra faz sempre o solo em ritmos como cúmbia, carimbó e merengue. A guitarrada tem como marco o lançamento do disco “Lambadas das Quebradas” (1978). A inovação do disco foi apresentar temas instrumentais para guitarra, sempre valorizando os ritmos amazônicos e caribenhos. Mestre Vieira, tem seu trabalho fortemente influenciado pelo choro e revelou-se virtuose ainda criança. Depois de ter tocado bandolim, banjo, cavaquinho, violão e instrumentos de sopro, ele só teve contato com a guitarra elétrica na década de 70.
Mestre Curica, também está ligado à tradição musical paraense. Ao lado de Verequete e Pinduca, é um dos importantes artistas que tocam carimbó. Ele foi o principal arranjador dos discos de Verequete e participou do primeiro registro de carimbó em disco, no ano de 1971. Curica também fabrica seus instrumentos e é considerado um dos responsáveis pela popular utilização do banjo nos arranjos de carimbó.
Aldo Sena, conta que se apaixonou pela guitarrada quando ouviu o disco “Lambadas das Quebradas”, de Mestre Vieira. No mesmo ano, Aldo Sena já estava apresentando ao público o seu trabalho autoral, feito com a banda “O Popular de Igarapé Mirim”.
*************************************************
Quando te vi chegando, morena
Tão bonito que era
Eu vi o sol e a lua trazendo
As cores da primavera
Nilson Chaves
*************************************************
Selo
Quadrilha junina Simpatia da Juventude vai lançar seu selo de 30 anos, dia 9 de abril, data do aniversário do grupo.
A programação vai acontecer na quadra da escola de samba Maracatu da Favela, a partir das 12h. Festival de Prêmios, concurso Casal de Noivos e outras atrações. Informações: 96 99141-8420.
50 anos
Piratas da Batucada vai completar 50 anos de carnaval, dia 31 de março. Presidente Marcelo Zona Sul está organizando uma vasta programação para comemorar a data. Na oportunidade, será apresentado o enredo da escola para o carnaval 2024.
Canta Brasil
Hoje é dia de ouvir a boa música popular brasileira na Diário FM 90,9. Às 14h tem Canta Brasil, o programa que toca o que você gosta de ouvir. Um repertório refinado da MPB. Sintonize.
José
Hoje é dia de São José, padroeiro das terras tucuju. 19 de março o santo carpinteiro José é celebrado em todo o estado do Amapá. parabéns aos ‘Josés’ de nossa tribo.
Estilizados
Piratas Estilizados vai realizar eleição para escolher sua nova presidência. Ainda sem data definida para acontecer, a Mais Querida deve eleger uma mulher na direção da escola. No aguardo.
Boêmios
Boêmios do Laguinho, também vai passar pro processo de eleição pra escolher o novo comando da agremiação. Façam suas apostas.
Referência
Ativista cultural amapaense, Jozué Videira é referência no quesito Conhecimento Cultural. Filho de Mazagão Velho, o mestre é reconhecido pelo trabalho em prol da cultura do Marabaio e da sua comunidade. Merece respeito.
**********************************************************************************************