Heraldo Almeida

Monólogo “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto!” chega a Macapá


 

Celebrando a genialidade do grande escritor brasileiro, espetáculo estrelado por Hilton Cobra está em nova circulação nacional.

Provocativo e poético, aclamado pela crítica e público, o monólogo “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto!” chega a Macapá neste mês de abril em apresentação gratuita, na sexta-feira, 18, às 20h, no Espaço Cangapé, no bairro Araxá. A retirada do ingresso deverá ser feita via link no Sympla. O trabalho é estrelado pelo ator Hilton Cobra, e estará em circulação nacional nos meses de abril e maio.

As cidades que receberem o espetáculo ganharão uma exposição que trará uma linha do tempo sobre a vida e obra de Lima Barreto, composta por fotos históricas e textos de autores que pesquisam Lima. No Amapá a exposição será doada a Biblioteca Pública Elcy Lacerda, e deve ser exibida na sua reabertura.

O trabalho encenado pelo ator Hilton Cobra, completa oito anos em cartaz e já realizou mais de 250 apresentações para cerca de 35 mil espectadores em 140 cidades de 19 estados. O texto, escrito pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz, foi criado especialmente para celebrar os 40 anos de carreira de Hilton Cobra, e conta com a direção de Onisajé (Fernanda Júlia). A performance de Cobra como Lima Barreto é aclamada por sua intensidade e profundidade, trazendo à vida o legado deste ícone da literatura brasileira.

A peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça do escritor Lima Barreto, conduzida por um Congresso de Eugenistas no Brasil, início do século XX. Após a morte de Lima Barreto, os médicos eugenistas determinam a exumação do corpo, a fim de responder à seguinte pergunta: “Como um cérebro, considerado inferior pelos eugenistas da época, poderia ter produzido e publicado obras literárias de qualidade, se a arte nobre e da boa escrita deveria ser um privilégio das raças consideradas superiores?”. A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.

A circulação de “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!” é uma realização da Comuns Eventos, contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz / 2024 da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Em Macapá a produção do monólogo será feita por Duas Telas Produtora Cultura e Instituto Amazônia Criativa com apoio da Secretaria de Cultura do Estado – SECULT.

Ficha Técnica: Ator – Hilton Cobra | Texto – Luiz Marfuz  | Direção  – Onisajé (Fernanda Júlia) | Cenário: Vila de Taipa (Erick Saboya, Igor Liberato e Márcio Meireles) | Desenho de Luz: Jorginho de Carvalho e Valmyr Ferreira | Figurino: Biza Vianna | Direção de Movimentos: Zebrinha | Direção Musical: Jarbas Bittencourt |Direção de vídeo: David Aynan | Produção executiva(SP): Lud Picosque | Produção local( AP): Susanne Farias | Fotos: Lua Lucas e George Magaraia| Operador de áudio e vidéo: Duda Fonseca | Operador de luz: Daniel Almeida | Participações especiais (voz em off): Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Jarbas Bittencourt, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade. (Texto: Tiago Soeiro).

 

 

**********************************

Bonita à beça
Amazonicabocla
Não há como essa
Beijo na boca

Sérgio Souto e Joãozinho Gomes

**********************************

 

 

Enredo

A campeã Beija Flor, já tem enredo para o carnaval de 2026. ‘Bembé do Mercado’ é a história que a escola de Nilópolis vai contar na Sapucaí. Parabéns.

 

Aclamação

Piratas da Batucada vai aclamar os sócios Emanoel Olveira e Jaezer Dantas, nessa ordem, como presidente e vice presidente da escola, dia 26.

 

Pré-candidatos

Até o momento, Tiago Lima e Poca, anunciaram interesse em concorrer na eleição da mais querida, Piratas Estilizados, campeã do carnaval 2024. Eleição ainda sem data para acontecer.

 

Livro

Escritor amapaense, Ivaldo Souza, lançou nessa quarta (16) a obra, Versinhos de Amor e Igualdade (poesia Infantil).

Um livro recheado de cores, ilustrações vibrantes e versos cativantes, tem como objetivo principal abordar a igualdade étnico-racial de maneira lúdica e educativa.

 

Marabaixo

Calendário do Ciclo do Marabaixo 2025 inicia no sábado (19) de Aleluia (na Favela) e domingo do Senhor, no Laguinho. O calendário encerra no dia 22 de junho.

 

‘Maninha do Céu’

Título da música de Paulinho Bastos que faz parte do repertório do álbum Voz da Taba, de Patrícia Bastos. Disco disponível nas plataformas digitais.

 

Esquecimento

Muitas músicas brasileiras, consideradas clássicas, estão no esquecimento pela nova geração, dando lugar para o modismo. Letra e melodia espetaculares. Lamentável.

 

**************************************************************************************************