Heraldo Almeida
O que é arte contemporânea?

A arte contemporânea é arte de hoje, produzida a partir da segunda metade do século XX e no século XXI. Não há um consenso entre os autores sobre o início do período contemporâneo na arte, mas considera-se que a arte contemporânea, em seus estilos, escolas e movimentos, tenha surgido após a Segunda Guerra Mundial, como ação de ruptura com a arte moderna.
Artistas contemporâneos trabalham em um mundo globalmente influenciado, culturalmente diverso e tecnologicamente avançado. Diversificada e eclética, a arte contemporânea como um todo se distingue pela própria falta de um princípio organizador uniforme, ideologia ou ” ismo “. A arte contemporânea faz parte de um diálogo cultural que diz respeito a estruturas contextuais mais amplas, como identidade pessoal e cultural, família, comunidade e nacionalidade.
Depois da guerra, os artistas mostraram-se voltados às verdades do inconsciente e interessados pela reconstrução da sociedade. Sobrepôs-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surgia um movimento na arte, este revelava-se por meio das variadas linguagens, através da constante experimentação de novas técnicas.
A arte contemporânea se mostrou mais evidente na década de 50, período que muitos estudos consideram o início do seu estado de plenitude. A efervescência cultural da década começou a questionar a sociedade do pós-guerra, rebelando-se contra o estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura.
Além disso, os avanços tecnológicos foram convulsivamente impulsionados pela corrida espacial e, como amostra dessa influência, as formas dos objetos tornaram-se, quase subitamente, aerodinâmicas e alusivas ao espaço, com forte recorrência ao brilho do vinil. A ciência e a tecnologia abriram caminho à percepção das pessoas, de que a arte feita por outros, poderia estar a traduzir as suas próprias vidas. (https://pt.wikipedia.org/).
****************************
Ala da Comunidade
Império do Povo vai abrir inscrições para a Ala da Comunidade, a partir de quarta (1). Interessados em desfilar na escola no carnaval 2024, devem entrar em contato pelo 96 98433-8456.
2 anos
Casa de cultura Farofa Tropical vai completar 2 anos de criação, sexta (3), e vai comemorar a data em grande estilo.
Além da Banda Moara e Neivaldo e Banda, dezenas de artistas de diversos segmentos confirmaram participação. O endereço é na esquina da Rua São José com a Av. José Antônio Siqueira – Laguinho, a partir das 19h. Entrada gratuita.
Voz da Taba
Título do 8º disco de Patrícia Bastos, lançado na sexta (27), em todas as plataformas digitais. O álbum tem a participação especial do consagrado cantor e compositor brasileiro, Caetano Veloso, na música Jeito Tucuju, composição de Joãozinho Gomes e Val Milhomem.
Agenda
Patrícia Bastos vai lançar seu 8º álbum Voz da Taba, em São Paulo, na Caixa Cultural (Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo), dias 2, 3, 4 e 5 de novembro, às 17h. Entrada Franca.
Parceria
Piratas Estilizados e CUFA fazem parceria para comemorar o Dia da Favela, em 4 de novembro, na sede da escola, Av. Padre Monoel da Nóbrega, entre as Ruas General Rondon e Eliezer Levy – Laguinho, a partir das 15h. Samba, exposição, gastronomia, grupos musicais, etc.
Jurados
Liesap divulgou, em sua página no Instagram (@liesapoficial), o resultado preliminar dos nomes dos jurados para o desfile do carnaval 2024. Confere lá.
Edital
Secretária da Secult, Clícia Di Miceli garantiu que esta semana será lançado o Edital para artistas acessarem a Lei Paulo Gustavo.
A afirmativa se deu no programa Luiz Melo Entrevista (Diário FM 90,9), na manhã de segunda (30).
************************************************************************************