Heraldo Almeida
O que é Consciência Negra?

o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Mas o que é consciência negra?
Consciência negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de or igem afr icana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior ;e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.
Muitas pessoas, erroneamente, dizem que não se deve celebrar a consciência negra, e sim a consciência humana. Isso, no entanto, é uma ideia que pode até ter surgido com boas intenções, mas acabou prestando um desserviço à luta contra o racismo e a favor da igualdade racial. Historicamente a sociedade sustentou-se por meio de uma relação desigual entre pessoas por vários fatores. Os principais fatores de desigualdade são: gênero; cor da pele; sexualidade e condição socioeconômica.
No Brasil, a história da consciência negra culminou na criação do Dia Nacional da Consciência Negra, uma data que celebra a negritude e a luta da população preta de nosso país. No entanto, a história por trás disso é mais longa. Ainda no século XIX, negros alforriados e seus filhos, muitos dos quais tiveram a oportunidade de estudar (como o advogado e jornalista Luiz Gama, o patrono da abolição da escravatura no Brasil), impulsionaram o movimento abolicionista, que advogava pelo fim da escravidão em nosso país.
************************************************
Voz negra
Para lembrar a importância deste 20 de novembro, a Tocalivros Social traz gratuitamente o audiolivro ‘A Autobiografia do Poeta-Escravo’, de Juan Francisco Manzano.
O audiolivro está disponível para todos, para que assim, possam ouvir a voz da narrativa negra. Basta clicar no link: https://clubedigital.tocalivros.com/poetaescravo.
‘Só Pra Nós Dois’
Título de mais uma bela obra musical do cantor e compositor Helder Brandão, ‘Só Pra Nós Dois’.
“Que hoje eu tô sem pressa de amar, tanto tempo tenho pra te dar e hoje eu acordei acertando os ponteiros só pra nós dois…”.
Pintura
Artista plástico Dekko Matos, é dono de uma técnica refinada que retrata o a vida da Amazônia.
Com um estilo próprio e verdadeiro ele pinta o jeito de ser do povo tucuju.
O Inferno é Aqui’
Os demônios foram parar nas páginas do livro ‘O Inferno é Aqui’, do escritor, cineasta e publicitário André Schuck, publicado no Brasil pela Edi tora Coerência.
O enredo da história gira em torno de um psicopata que convive com demônios. Ele e sua esposa sequestram uma garota que acreditam ser a reencarnação da filha que perderam ainda na gravidez. (www.lcagencia.com.br).
‘Raiz do Samba’
Nome de um novo movimento que está surgindo no Amapá pela valorização do samba de raiz, mais poético e cultural, pouco lembrado nas rodas de sambistas.
Se o pagode, as rodas de samba, o samba-rock, etc, existem, se deve ao o samba de raiz, considerado o braço mais tradicional do segmento.
Extraordinário
O músico brasileiro Yamandu Costa, é uma excepcionalidade na arte de tocar violão com tanta técnica, improvisação, harmonia e perfeição.
O gênio gaúcho toca o instrumento de uma maneira diferente e as músicas executadas ficam mais ricas com seus arranjos de momento.
#Extraordinário.
Sucesso
Nova música do apóstolo, cantor e compositor Ronery Brito, ‘Arranca de Uma Vez’, está fazendo o maior sucesso nas redes sociais.
Confere lá no canal do artista, no YouTube e Instagram.