Heraldo Almeida

O que é música Gospel?


A música gospel é conhecida como um ritmo e um estilo musical religioso de grupos cristãos. O termo também é utilizado para fazer referência a músicas evangélicas. Presente principalmente em cerimônias religiosas e costuma ter como tema principal a adoração a Deus, a Cristo ou ao Espírito Santo.

 

A música gospel é escrita e executada por muitos motivos com motivo religioso ou até cerimonial, ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial. No entanto, o tema obrigatoriamente abordado na música gospel é o louvor, adoração ou graças a Deus.

 

Em inglês, ‘gospel’, derivada do inglês ‘God-spell’ que significa Deus soletra, e as pessoas fazem alusão por algum motivo sem ser mencionado como ao Evangelho bíblico que nos narra as boas novas ao mundo. A vinda de Cristo ao Mundo —, pelos livros dos Evangelhos Canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Uma tradução literária da palavra grega, euangelion para o Inglês eu- ‘good’, – angelion ‘message’, que significa em Português, boa mensagem.

 

Originalmente, no grego Clássico, angelion referia-se a gorjeta que se dava ao mensageiro que entregava uma (eu = boa) mensagem (o antigo correio), mas já dos anos de Cristo a palavra se cunhou no significado de mensagem. A palavra grega, ‘euangelion’ é também a fonte do termo ‘evangelista’. Os autores dos Evangelhos Canônicos Cristão são conhecidos como os evangelistas. Geralmente, nos Estados Unidos, o termo gospel é uma referência a trabalhos do gênero de literatura cristã antiga.

 

********************************************************

Seu boto dono das águas
Ensine-me a remar
Cortar essas marés de léguas
Cavalgar feito égua

Annie Carvalho – poeta

********************************************************

 

Projeto

Banda Negro de Nós gravou seu novo disco, ‘Negro De Todos Nós’, que logo será lançado. No aguardo.

 

Apreciação

O Conselho Consultivo do Iphan vai apreciar a solicitação de registro da Ciranda do Nordeste e revalidação de mais três bens imateriais, nesta terça (31).

A sessão será transmitida pelo canal do Iphan, no YouTube, a partir de 9h. O pedido de apreciação é do governo de Pernambuco.

 

‘Cheira Bem’

Título da nova música do cantor e compositor amapaense, Cley Lunna, que já se preparando pra gravar a bela obra.

 

Prêmio

O Iphan prorrogou, até 4 de outubro, o prazo para inscrições de ações na 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Os proponentes que já haviam enviado ações podem editar o formulário de inscrição e acrescentar informações, se quiserem. As inscrições já realizadas continuam válidas. (Iphan.gov.br).

 

Edital

Secretário Milhomem (Secult) informou no programa ‘Sua Excelência O Domingo’ (Diário FM 90,9), que novos editais serão lançados, pela secretaria de cultura, para garantir investimentos a artistas do movimento Gospel.

 

Planeta Amapari

Ouvindo as músicas do disco ‘Planeta Amapari’, projeto criado por Val Milhomem, Joãozinho Gomes e Zé Miguel, fica fácil entender o amor desses artistas por nossa aldeia tucuju.

“Somos filhos dessa terra e também dessas estrelas, do infinito e da floresta, da nação que nos constela…”.

 

‘Jaçanã’

Título do livro que reúne grandes nomes da poesia da Amazônia, assim como a amapaense Annie de Carvalho, poeta tucuju. ‘Jaçanã – Poética Sobre as Águas’.