Heraldo Almeida
O que é música popular?

Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral. Distingue-se da música folclórica por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da música folclórica, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações.
São muitos numerosos os gêneros inerentes à música popular tais como: o samba, chorinho, frevo, baião, maracatu, música caipira, música nativista gaúcha, as cantilenas, rock, blues, jazz. Em geral estão associados ao ritmo, a cultura e a construção de uma sociedade. Assim, pessoas nascidas durante os anos 60 tendem a apreciar as músicas dos anos 70, tais como os Beatles, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque de Hollanda e Quarteto em Cy ou os Rolling Stones, Mutantes, Os Novos Baianos e a Tropicália.
Evidentemente que é grande a variedade de gêneros apreciados e muitas vezes os que apreciam um gênero podem não apreciar outro. Como por exemplo brasileiro, um apreciador de Samba na grande maioria das vezes não aprecia a música sertanejo universitário, e vice-versa por motivos óbvios a sertanejo universitário utilizada cultura de massa e uma música de entretenimento utilizada pela mídia e o samba é cultura do povo brasileiro.
Muito da música popular provém de negócios disseminados com fins lucrativos. Executivos e empregados de negócios vinculados à música popular tentam selecionar e cultivar a música que teria um grande sucesso com o público, e assim maximizar os negócios da empresa. Nessa acepção, a música popular é distinta da música folclórica, criada pelo povo em geral para sua própria apreciação, e a música clássica, originalmente escrita para a igreja ou para a nobreza, e atualmente subsidiada pelos governos e universidades.
Apesar de os negócios controlarem os pilares da música popular, nem sempre os jovens aspirantes a se tornarem músicos populares são impulsionados pelo dinheiro. Em geral, eles aspiram a encontrar uma forma para sua expressão ou criatividade, ou simplesmente por diversão. Historicamente, os motivos de conflito de executivos e músicos se tornaram motivo de tensão na indústria da música popular pelo mundo.
- É hoje
Show da cantora amapaense, Sheila Sá, no bar “O Barril, às 22h, com participação especial da talentosa jovem cantora, Deize Pinheiro.
Na esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva.
- Agenda
Cantor Nivito Guedes, faz show de primavera, neste sábado (23), no Kitanda Café, na esquina da av: Feliciano Peixoto com a rua Jovino Dinoá – Trem, às 21h.
- Marabaixo
O 2º Festival Cantando Marabaixo está agendado para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de novembro, na sede da escola de samba, Maracatu da Favela (av: Padre Júlio – Sta. Rita).
As inscrições encerram dia 13 de outubro, na Seafro, na rua Gal. Rondon, entre as avs: Raimundo Álvares da Costa e Enestino Borges – Laguinho. Informações: 99175-9142.
- Homenagem
Cantor e compositor, Marcelo Dias, vai homenagear o consagrado cantor Fábio Júnior, em show imperdível.
Dia 13 de outubro no Espaço D’Corte, na esquina da av: 1º de Maio com a rua Jovino Dinoá – Trem. Informações: 98119-9797.
- CD
Nação marabaixeira gravou o 1º disco (CD) de Marabaixo, com composição e participação de vários cantores da velha e nova geração.
- “Celebrando a Vida”
Nome do show que o cantor e compositor, Zé Miguel, vai realizar para comemorar seus “cinco ponto cinco” (55) de muita vida.
Convidados especiais: Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Val Milhomem, Joãozinho Gomes, Lula Jerônimo, Loren Cavalcante, Nani Rodrigues, Anna Macedo, Hadassa Oliveira, Aron Miranda e Cássio Pontes.
Dia 29 de setembro, no Teatro das Bacabeiras, 22h. Informações: 99118-2900.
- Exposição
Artista plástico, Gilberto Almeida, está com uma exposição do Projeto Arteamazon, na galeria de artes do Macapá Shoping, até o dia 24 de setembro, das 8h às 22h.
Obras de vários artistas amapaenses estão lá. Visite.