Heraldo Almeida
O que é quadrilha junina?

A quadrilha junina, também chamada de quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.
Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país.
Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.
A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII.
Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia. Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal.
A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte.
Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular.
Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares, São João, Santo Antônio e São Pedro. (https://www.todamateria.com.br/).
************************************
Eu amazonizarei,tu amazonizarás
Ele amazonizará, nós amazonizaremos
Vós amazonizareis, eles amazonizarão
Joãozinho Gomes e Nilson Chaves
************************************
Ensaio técnico
Liesap definiu agenda para os ensaios técnico
Auê
Bloco carnavalesco Auê vai homenagear as quadrilhas juninas no carnaval 2024. O presidente Cláudio Vaz promete levar para a avenida, dia 18 de fevereiro, cerca de mil brincantes.
Parlamentares
Vários parlamentares (municipal, estadual e federal) estão investindo no carnaval amapaense, dos blocos carnavalescos e das escolas de samba.
‘Grito de Liberdade’
Título da música da cantora e compositora Rose Show, com produção do saudoso músico Walber Silva.
‘Choro Antigo’
Título da obra musical de Eudes Fraga em parceria com Gonzaga Blantez, gravada por Eudes. Mais uma bela canção para acalantar nossos ouvidos. Parabéns.
Voz da Taba
Título do 8º álbum da cantora amapaense, Patrícia Bastos, lançado e já disponível nas plataformas digitais. Bom de ouvir.
Novo disco
Integrantes do Grupo Senzalas (Joãozinho Gomes, Amadeu Cavalcante e Val Milhomem) informaram que estão no planejamento para gravar um disco.
“Material temos para isso, mas podemos fazer umas duas novas músicas”, disse Joãozinho.
***********************************************************************************