Heraldo Almeida

Qual é a origem da música?


A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

 

No panteão grego, por exemplo, Apolo é a divindade que rege as artes. Por isso vemos várias representações suas, nas quais ele porta uma lira. Vale lembrar que na Grécia Antiga apenas a música e a poesia eram consideradas manifestações artísticas da maneira como as compreendemos atualmente.

 

Música é uma palavra de origem grega – vem de musiké téchne, a arte das musas – e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. Assim, é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som, tais como duração, altura, intensidade e timbre, que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias.

 

Em música, a duração de um som está relacionada ao tempo, mas não como ele é medido, por exemplo, em um relógio. A relação entre o tempo de duração das notas musicais e o tempo das pausas cria o ritmo. Altura é a forma como o ouvido humano percebe a freqüência dos sons. As baixas freqüências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou tons graves e tons agudos. Tom é a altura de um som na escala geral dos sons. Intensidade é a percepção da amplitude da onda sonora. Também é chamada, freqüentemente, de volume ou pressão sonora. O timbre nos permite distinguir se sons de mesma freqüência foram produzidos por instrumentos diferentes. Por exemplo, quando ouvimos uma nota tocada por um saxofone e, depois, a mesma nota, com a mesma altura, produzida por um trompete, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma freqüência, mas com características sonoras muito distintas. (https://educacao.uol.com.br/).

 

************************************************

Meu bem querer
É segredo, é sagrado
Está sacramentado
Em meu coração…

 (Djavan)

************************************************

 

É hoje

Encerramento do projeto Samba no Mercado Central, nesta sexta (29), com quatro escolas de samba: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Piratas da Batucada e Piratas Estilizados, a partir das 19h. A programação faz parte do Macapá Verão, realização da prefeitura do município.

 

Destaque

A produtora cultural amapaense, Duas Telas, é a grande referência dos artistas de todos os segmentos. Tem um trabalho reconhecido e respeitado, dentro e fora do Amapá.

 

MPB

A MPB, sigla derivada da expressão Música Popular Brasileira, é um gênero musical surgido no Brasil em meados da década de 1960.

Surgiu a partir de 1966 na cidade do Rio de Janeiro com a segunda geração da bossa nova, mas com uma forte influência do folclore brasileiro, que já vinha desde 1932.

 

‘Beleza Destruída’

Depois de décadas de amizade e admiração mútua, pela primeira vez, Milton Nascimento e Djavan juntos em uma canção. ‘Beleza Destruída’. Nas plataformas digitais.

 

‘Todo Homem’

Título da música de Zeca Veloso, filho de Caetano Veloso, que está em destaques nas rádios do Brasil, nos programas que gostam da boa música brasileira.

 

Referência

Consagrado cantor e compositor brasileiro, Caetano Veloso é considerado uma das maiores e melhores referências da boa música produzida no Brasil. É um ícone da famosa MPA (Música Popular Brasileira).

 

Diferente

A arte musical produzida na Amazônia é diferente de qualquer outra existente no Brasil. O timbre, letra, melodia, musicalidade dos tambores e arranjos, nos credenciam a afirmar que sim.

 

**********************************************************************************************************************************************