Heraldo Almeida
Saiba o que é poesia

Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
O Dia Nacional da Poesia é comemorado em 14 de março, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves, em 1847. Foi conhecido como o poeta dos escravos por ter lutado arduamente pela abolição da escravatura no Brasil. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana, Salvador, em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos. Ele escreveu obras clássicas como ‘Navio Negreiro’ e ‘Espumas Flutuantes’.
A poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.
Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice. O sentido da mensagem poética também pode ser, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem, ainda que, não necessariamente, verbal.
*************************************************************
“Aqui distante de ti fica tudo esquisito
Feito café com sal
Leite com pimenta, andiroba no mingau
Eu preciso voltar pra perto deste olhar bonito…”
Zé Miguel
*************************************************************
‘Conquistas Ribeiras’
Título da obra que o artista plástico, Jeriel Luz, pintou na parede do antigo Bar do Valdir (Calçadão), situado na esquina da rua General Rondom com a avenida General Osório – Laguinho. Agora aquele local se chama ‘Samaúma Gastro Bar’. Gostei do nome da obra, ‘Conquistas Ribeiras – Arte Muralista’. #BelaArte”.
Aprovados
Parabéns aos calouros quilombolas amapaenses, classificados (aprovados) no vestibular da Unifap, em diversos cursos. Mais uma conquista do movimento negro do Amapá. Boa sorte.
24 anos
Projeto ‘Banda Placa’ realiza ações artísticas e culturais, há 24 anos, na comunidade de Mazagão Velho, sem apoio do poder público. “O Carlitão é o patrocinador do projeto, tudo sai do bolso dele”, disse Álvaro Gomes, irmão de Carlitão.
Ponto Cultural
O Ponto de Cultura ‘Emplacando’, que pertence a Banda Placa, está há 14 anos contribuindo com a cultura e famílias de Mazagão Velho. Parabéns.
Preservar e respeitar
Precisamos preservar e respeitar a cultura de um povo, pois é ela quem dá sustentação a existência dos costumes característicos do modo de vida de uma sociedade, comunidade ou de um grupo.
‘Jambú’
Título da música de Sabrina Zahara, Paulinho Bastos e Cléverson Baia, gravada por Sabrina em seu primeiro disco, ‘Eu Não Ando Só’, disponível nas plataformas digitais.
‘Coração Sonhador’
Título do novo disco de Amadeu Cavalcante. Também nome da música em parceria com o poeta Wilson Cardoso. Já em processo de gravação.