Heraldo Almeida

Simpósio Amazônia Criativa e Sustentável no Amapá


Foto: Divulgação

 

Acontece nos dias 22 e 23 de agosto na sede do Centro de Cultura Negra do Amapá – CCNA, o 1º Simpósio ‘Amazônia Criativa e Sustentável’, uma iniciativa que surge como uma estratégia inovadora para debater e propor a integração efetiva da preservação ambiental com o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura na Amazônia. A inciativa é do Instituto Amazônia Criativa em parceria com Duas Telas Produtora Cultural, Baluarte Cultural, Rede Amazônica e a Prefeitura Municipal de Macapá, através de sua Fundação Municipal de Cultura. O Simpósio visa iniciar uma jornada para transformar Macapá em uma referência de cidade criativa e sustentável.

 

A programação busca destacar a potência dos bens e produtos culturais junto com relevância da biodiversidade da região amazônica no cenário global, especialmente diante da COP 30, prevista para 2025 em Belém (PA), e propõe uma série de palestras e debates sobre dois eixos principais: 1) Empreendedorismo e protagonismo criativo; 2) Desafios para uma cidade criativa e sustentável.

 

A atividade inclui uma vasta programação com painéis de discussão e atividades culturais que envolvem diversos setores da sociedade, promovendo o networking e a troca de experiências. Sendo uma oportunidade para discutir soluções inovadoras e construir um futuro sustentável tendo os territórios criativos da Amazônia como modelo para mundo.

 

Este será só o primeiro Simpósio da Amazônia Criativa e Sustentável, que pretende fazer uma série de encontros com o instituto de debater sobre o protagonismo através da criatividade, mas também pensando e casando arte e cultura com a sustentabilidade. “Nós queremos com esses encontros debater tema como economia da cultura, racismo ambiental, crise social, emergência climática, a partir dos territórios criativos”, destaca a Diretora e Produtora do Simpósio Amazônia Criativa e Sustentável, Susanne Farias.

 

O evento conta com as parcerias da Fundação Municipal de Cultura, FECOMÉRCIO, Rede Amazônica e União dos Negros do Amapá – UNA.

 

Programação:

22/08 – Quinta-feira

Cerimônia de Abertura – 14h

Eixo – Empreendedorismo e Protagonismo Criativo

Painéis:

– Painel 1: Amazônia Criativa e Protagonista –

Horário: 16h às 17h

– Painel: Jeito Tucuju

Macapá + COP30 – Ponteciais para Hub Turístico e Cultural

Horário: 17h15 às 18h15

Shows Musicais e Feira de Cultura Criativa – 18h às 22h

– Poetas Azuis, Pinducos, Grupo Marabaixo, Grupo de Toada, Zé Miguel, Manoel Cordeiro.

 

23/08 – Sexta-feira

Eixo – Desafios para uma cidade criativa e sustentável

– Painel 1: Tecnologias Ancestrais e Inovação

Horário: 9:00 às 10:00

– Painel 2: Arte como instrumento de resistência territorial

Horário: 10:15 às 11:15

– Painel 3: COP 30 – Futuro Sustentável em Territórios Criativos

Horário: 15:00 às 16:00

– Painel 4: Racismo Ambiental e a Crise Social

Horário: 16:30 às 17:30

Show Musical e Feira de Cultura Criativa – 17h às 22h

Luxuosos Corações, Jhimmy Feiches, CRGV, Patrícia Bastos, Felipe Cordeiro. (Texto: Tiago Soeiro).

 

**********************************

 

Inaugurado

Governo do estado reinaugurou, nessa terça (20), a escola de artes visuais Cândido Portinari. O novo espaço volta totalmente moderno e elegante para os braços dos artistas amapaenses. Parabéns.

 

Amazônia Criativa

Dias 22 e 23 de agosto está agendado para acontecer o 1º Simpósio ‘Amazônia Criativa e Sustentável’, no Centro de Cultura Negra – Laguinho. O evento vai debater e propor a integração efetiva da preservação ambiental com o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura na Amazônia.

A iniciativa é do Instituto Amazônia Criativa em parceria com Duas Telas Produtora Cultural, Baluarte Cultural, Rede Amazônica e a Prefeitura Municipal de Macapá, através de sua Fundação Municipal de Cultura.

 

Samba

Império Solidariedade vai realizar seu Festival de Samba de Enredo para o carnaval 2025. As inscrições iniciam no dia 26 de agosto e o Festival está agendado para o dia 15 de setembro, na sede da escola (Av. Marcílio Dias – Jesus de Nazaré).

 

CEU

O ativista cultural Sabá Vampiro está sendo cotado pra retornar a gerenciar o CEU das Artes da Zona Norte da capital (Infraero 2). Quando esteve por lá fez uma boa administração.

 

Atração

Consagrado sambista brasileiro, Péricles, é uma das atrações musicais já anunciada pelo GEA para a Expofeira do Amapá 2024. Será um grande espetáculo.

 

Cinema

Inscrições abertas para a 19ª edição do Festival Imagem-Movimento (FIM), de audiovisual, para produções nacionais e internacionais. Este ano, a iniciativa está recebendo curtas-metragens até 15 minutos de duração, lançados a partir de janeiro de 2022.

O evento tradicionalmente acontece em dezembro, em Macapá. Para inscrever seus filmes, as pessoas interessadas devem ler o regulamento e preencher, gratuitamente, o formulário disponível no site www.festivalfim.com, até 30 de setembro.

 

Cidade sagrada

Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão, é conhecida como a cidade sagrada, por ser o colo que recebeu a cultura da mãe África, e fez correr para todo o Amapá.

 

************************************************************************************