Heraldo Almeida

Zé Miguel: o cantador do meio do mundo


UUm cantador que encanta e traz no coração o amor por sua gente, suas raízes. Ele se confunde com o povo da floresta que exala o perfume das matas e dos rios, e que tem morada no meio do mundo, onde seu endereço é bem fácil, na esquina do rio mais belo [o Amazonas], com a linha do equador.

Nascido em Macapá, o cantor, compositor e produtor musical José Miguel de Souza Cyrillo, o ‘Zé Miguel’, nasceu em 29 de setembro de 1962. Ele está entre os principais representantes da música da Amazônia, com valorização dos ritmos regionais como o marabaixo e o batuque, elementos marcantes da cultura afro-amapaense.

Zé Miguel iniciou a carreira muito cedo. Se apresentava em cultos dominicais da igreja evangélica que freqüentava com os pais. Depois, passou a atuar como guitarrista em diversas bandas que ditavam os ritmos em bailes realizados na capital amapaense. Na década de 1980, começou a compor suas primeiras canções e a participar de festivais promovidos em Macapá.

Em carreira solo, lançou seu primeiro LP, ‘Vida Boa’, em 1991, conquistando seu primeiro sucesso com a música que dava nome ao disco. Foi Vida Boa que colocou, de cara, Zé Miguel entre os principais artistas da música do estado, ao lado de referências como Amadeu Cavalcante, Ronery e Osmar Júnior. Em 1996, junto com os parceiros Val Milhomem e Joãozinho Gomes, criou o projeto Planeta Amapari, resultando no CD do mesmo título. Após o lançamento nacional, naquele mesmo ano, o disco ganhou notoriedade internacional ao ser levado para o mercado europeu, no ano de 2000.

Em 1998, lançou seu segundo disco solo, ‘Lume’. Um ano mais tarde veio o CD ‘Dança das Senzalas’, outro projeto conjunto com o Quarteto Senzalas, grupo formado em parceria com Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes.

Em 2002, lançou o terceiro solo [acústico], do qual fizeram parte o sucesso Pérola Azulada e a regravação de Vida Boa, além de outros sucessos da carreira. Em 2004, foi a vez do CD ‘Quatropontozero’, que marcou os 40 anos de idade do músico. Após a morte trágica do filho, Marco Kayke, vítima de acidente de trânsito, Zé lançou naquele mesmo ano o CD ‘Uma Balada para Kayke’. Em 2007 gravou o DVD ‘Meu Endereço’, nome de uma música em parceria com Fernando Canto. Seu último disco, ’Amazônia na Veia’, foi gravado em 2016.

 

AUTOR: É aquele que cria, causa ou dá origem a alguma coisa, especialmente obra literária, artística ou científica. É diferente de narrador. Na narratologia, o autor é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o leitor/espectador. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do ‘E’ desafia a ideia de que um texto pode ser atribuído a um único autor.

 

**************************************************************

O sol brilha forte no horizonte
No fim do Brasil
E clareia nossa condição
Nossa miscigenação

Osmar Júnior

**************************************************************

 

Biblioteca

Ministério do Turismo lançou edital que seleciona organização da sociedade civil para executar o projeto de programação cultural da Biblioteca Demonstrativa do Brasil.
O projeto está orçado em R$ 1,2 milhão e vai ocorrer por ocasião da reabertura do espaço ao público, prevista para novembro deste ano, e do cinquentenário da Biblioteca. Informação no portal cultura.gov.br.

 

Novidade

Programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário 90,9FM), transmitido de segunda à sexta, a partir das 16h, vai lançar o site da cultura ocantodaamazonia.com, no dia 3 de setembro. Mais uma ferramenta de divulgação e valorização da cultura e arte da região Norte.

 

‘Estação Lunar’

Nesta quinta (27), 19h, tem programação do Macapá Verão OnLine 2020, com o projeto ‘Estação Lunar’, nas redes sociais da prefeitura da capital.
Acompanhe de casa: Roni Moraes, Cléverson Baia, Paty Andrade, Helder Brandão e Beto Oscar, Carla Nobre, Rambolde Campos, Marabaixo da Juventude, Brenda Melo, além da exposição do artista plástico Ivan Amanajás.

 

Contos

Vem aí mais uma obra literária regional com o tempero amazônico no cardápio. O livro ‘Contos de Anaul’ será lançado ainda esse ano. No aguardo.

 

Recuperado

Cantador da Amazônia, Nonato Santos já está em casa e passa bem depois de alguns dias hospitalizado. Boa recuperação, amigo.

 

‘Festa Temporã’

Título do novo projeto do cantor e compositor amapaense João Amorim, também nome da música que ele fez em parceria com Zé Miguel. Logo, logo vem o lançamento de mais uma obra em defesa do povo da Amazônia.

 

Pintura

Durante a pandemia do coronavírus o artista plástico Paulo Rodrigues, que tinha parado por estar em outros trabalhos, voltou a pintar seus quadros retratando o belo que existe na vida. É a arte vista por um olhar refinado. Parabéns.