Heraldo Almeida

Zé Miguel: um cantador do meio do mundo


Um cantador que traz no coração o amor de sua gente e de sua raiz com a alma cheia de gente da floresta, com o perfume das matas e dos vivos, que tem morada no meio do mundo, onde o seu endereço é bem fácil, na esquina do rio mais belo, o Amazonas, com a linha do equador, bem no meio do mundo.

Nascido em Macapá, o cantor, compositor e produtor, José Miguel de Souza Cyrillo, artisticamente, Zé Miguel, nasceu no dia 29 de setembro de 1962 e está entre os principais representantes da música da Amazônia, com valorização dos ritmos regionais, como o Marabaixo e o Batuque, elementos marcantes da cultura afro-amapaense.

Zé Miguel iniciou a carreira musical desde cedo, cantando em cultos dominicais da igreja evangélica onde frequentava. Depois passou a atuar como guitarrista em diversas bandas em bailes realizados na capital amapaense. Na década de 1980, começou a compor suas primeiras canções e a participar de festivais promovidos em Macapá. Em carreira solo lançou seu primeiro LP, Vida Boa, em 1991, trazendo seu primeiro sucesso, a canção homônima, e destacando Zé Miguel entre os principais artistas da música do estado, juntamente com Amadeu Cavalcante, Ronery e Osmar Júnior. Em 1996, com os músicos, Val Milhomem e Joãozinho Gomes, criaram o projeto Planeta Amapari, resultando no CD do mesmo título, lançado em 1996, esse alcançando em 2000 o mercado europeu.

Em 1998, lançou seu segundo disco solo, Lume. No ano seguinte, veio o CD Dança das Senzalas, outro projeto conjunto com o Quarteto Senzalas, grupo formado em parceria com Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes. Em 2002, lançou o terceiro solo, o CD Acústico, do qual fizeram parte o sucesso Pérola Azulada e a regravação do sucesso Vida Boa, além de outros sucessos da carreira. Em 2004, foi a vez do CD ‘Quatropontozero’, após os 40 anos do músico. Após a morte trágica do filho Marco Kayke, vítima de acidente de trânsito, lançou neste mesmo ano o CD ‘Uma Balada para Kayke’. Em 2007 gravou o DVD ‘Meu Endereço’, nome de uma música em parceria com Fernando Canto. Seu último disco (CD) ’Amazônia na Veia’ foi gravado em 2016

 

******************************************

CARAVANA: uma caravana é um comboio de mercadores, viajantes, peregrinos, torcedores ou qualquer tipo de pessoa, que agrupam-se para percorrer grandes distâncias, muitas vezes por motivo de segurança. Nos desertos, como o do Saara, são movidas por camelos ou dromedários.

******************************************

Sim, eu tenho a cara do Saci
O sabor do tucumã
Tenho as asas do Curió
E namoro cunhantã

Nilson Chaves

******************************************

Carnaval
Diretoria executiva da Liesap reuniu, na sexta (4), e decidiu que vai elaborar o calendário de atividades para o carnaval de 2022, com apresentação nas próximas semanas. Sobre os desfiles, depende do avanço da vacinação no combate ao novo coronavírus.

 

Poetinha
Poetinha Osmar Júnior vai realizar uma live para comemorar seus 58 anos de vida, no dia 14 de junho. O artista é um dos principais compositores da Amazônia. Merece nosso reconhecimento e respeito.

 

Escolha
Qual a sua música preferida do poetinha, Osmar Júnior? Ouça o programa ‘O Canto da Amazônia’, na Diário FM 90,9. Lá toca a sua música preferida de todos os artistas.

 

Forrobodó
Com a chegada do mês de junho, várias quadrilhas juninas estão se movimentando para os festivais que irão acontecer. Será tudo através de live’s pelas redes sociais.

 

‘Ave de Rapina’
Título de uma música do poetinha Osmar Júnior, gravada por Amadeu Cavalcante em seu primeiro disco, ‘Sentinela Nortente, em 1989.
“Já não tenho mais meus passos, já não tenho mais espaço, já não tenho mais meus olhos de tanto ver o tempo passar…”.

 

Consciência
Se o povo tivesse consciência, não seria preciso e nem necessário os decretos proibindo as pessoas a freqüentarem esse ou aquele lugar, por causa da pandemia do novo coronavírus. #Reflexão.

 

‘Amor Por Macapá’
Título da nova música da cantora, Sandra Lima, em parceria com o compositor, Jô Sales. Um ‘breguinha’ romântico gostoso de ouvir, com uma temática bem amazônica em seu cantar.

“Macapá, eu vim aqui te conhecer, esse seu amanhecer, esse teu cheiro de rio que essa cidade tem pra oferecer”. Bela obra. Parabéns aos artistas.