Paulo Silva

Estudando os canhotos


Hoje se comemora o dia do canhoto, sobre quem existem vários estudos, inclusive o de que o uso preferencial da mão esquerda tem efeitos colaterais.

O canhoto diminuiria a expectativa de vida em nove anos, segundo do The New England Journal of Medicine, uma das mais respeitadas revistas de medicina dos EUA, que estudou 987 casos.

Chaplin era canhoto e viveu 88 anos e Gandhi, 79. Chegamos nós então a conclusão de que: ria muito e faça rirem, como Chaplin e mantenha a paz interior sem deixar de lutar, como Gandhi.

 

 

Jaime governador

Pessoas próximas do empresário Jaime Nunes afirmam que a cada resultado de pesquisa ele fortalece mais a vontade de ser candidato a governador do Amapá no ano que vem.

Falta definir o partido pelo qual disputará a principal cadeira do Setentrião.

 

Ponto e certificação

Diretora do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Zoraima Maramalde disparou ofício circular informando sobre implantação do ponto eletrônico no local por ordem da Sesa.

E que um funcionário da secretaria irá passar por lá no horário de expediente para certificar a presença dos servidores do HCA.

 

Articulação em andamento

Depois de André Lima e Odilson Pargel, Gian do Nae pode ser o próximo vereador a se licenciar do mandato, abrindo vaga para Lucas Barreto, já confirmado como candidato ao Senado.

E no giro político pode até sobrar espaço na CMM para o suplente Olívio Fernandes.

 

Alvo de PAD

A juíza Marina Lorena Vidal, da comarca de Laranjal do Jari, mandou instaurar processo administrativo disciplinar contra Francisco Eliezer Magalhães Pinheiro, oficial do registro de imóveis local.

Tem e ver com possível estelionato em malfadada compra e venda de imóvel a terceiro de boa-fé, efetivada pela filha de Pinheiro, quando atuou como tabeliã substituta.

 

Absolvido

O juiz federal Walter Vilela Santos absolveu o ex-deputado Fran Júnior, em ação penal que tramitava desde 2014 na 4ª Vara Criminal da Justiça Federal no Amapá.

A ação penal era de autoria do Ministério Público Federal, e a decisão do juiz é do dia 9 de agosto.

 

Compra de armas

Carlos Rogério Ferreira Cota, coordenador-geral de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal, concedeu autorização para que a empresa Pargel Vigilância, do vereador licenciado Odilson Pargel, adquira da empresa L.M.S,, de Luciano Marba, 16 revólveres calibre 38, além de munições.

Autorização vale por 90 dias, conforme o Alvará 4.056.

 

Sobe e desce da gasolina

Nova tabela de combustíveis do Confaz traz mudanças em 11 estados, entre eles o Amapá, e no DF. Para o Amapá o preço da gasolina comum é R$3,67.

É o chamado preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) para os combustíveis, e devem valer a partir de 16 de agosto. Mas no Amapá já está valendo.

 

Recurso do rato

Na sessão marcada para o dia 16 deste mês, o TRE do Amapá julga um recurso eleitoral do vereador Josivaldo “Rato” Abrantes (PDT), terceiro mais votado na eleição do ano passado em Santana.

O relator é o juiz Léo Furtado

 

Instrução e julgamento

Pelo menos três de quatro ex-gestores da prefeitura de Laranjal do Jari, alvos de ação por improbidade administrativa, vão encarar audiência de instrução e julgamento, dia 24 de agosto, na Justiça Federal.

São eles: Euricélia Melo (ex-prefeita) e os ex-secretários Elielson Braga e Jacilene Serafim. O quarto seria o ex-prefeito Manoel José Pereira, que faleceu.

 

 

Frase

“Começa outro governo Temer. Só que pior” (capa da revista Veja)

 

 

 

Pingado

>>> É bom não convidar para o mesmo convescote o senador Randolfe Rodrigues e o jornalista Reinaldo Azevedo.

>>> Quem conhece os dois afirma que está estremecida a relação entre o deputado. Augusto Aguiar e seu padrinho político, o empresário Felipe Pinto.

>>> Até a Empresa de Correios e Telégrafos levou calote da Zamin no Amapá.

>>> Advogado ouvido pela coluna garante que Kaká só sai da presidência da Alap no final de 2018.