Paulo Silva
Exploração de petróleo

Interino Célio Alício
A recente manifestação de lideranças indígenas, que temem impactos ambientais caso a exploração de petróleo e gás na costa do Amapá venha a acontecer, não preocupa o governador Clécio Luís, que inclusive diz estar ”fechado” com elas, nessa preocupação. O gestor amapaense comentou o assunto, na manhã desta terça-feira, 3, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), justificando o posicionamento que tomou em apoio aos povos indígenas, destacando que na verdade as lideranças reivindicam o direito de ser ouvidas acerca da questão.
Saúde na feira
O programa Mais Sorriso do Governo do Amapá realizou uma blitz educativa sobre o câncer de boca na Feira do Produtor, no bairro Novo Buritizal, na Zona Sul de Macapá. Durante a ação do Maio Vermelho, foram distribuídos kits de higiene bucal e panfletos sobre o que é a doença, os sintomas iniciais, onde realizar o diagnóstico na rede estadual de saúde e hábitos saudáveis que aumentam as chances de cura dos pacientes.
Ordem de serviço
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou a ordem de serviço para a requalificação de cinco vias no bairro da Fazendinha. Ao todo, serão 1.023,35 metros de pavimentação, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e garantir o direito de ir e vir da população. “Em 4 anos e 5 meses foram executados 268 km de vias pavimentadas em toda Macapá”, destacou o prefeito Furlan.
Hospital da Criança
O Governo do Estado segue no enfrentamento ao surto de síndromes respiratórias no Amapá, especialmente no público infantil. Nesta terça-feira, 3, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) registrou 100% de ocupação dos leitos com pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o HCA e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) registram 100% de taxa de ocupação, com 30 internações por SRAG entre leitos clínicos e 20 em tratamento intensivo (UTI pediátrica).
Posicionamento
O governador do Amapá, Clécio Luís, defende que a produção de petróleo e gás na Margem Equatorial seja uma nova matriz econômica para a região. O posicionamento da atual gestão foi reforçado durante os debates no Bahia Oil & Gas 2025, maior evento do setor de energia das regiões Norte e Nordeste, em Salvador (BA). No encontro, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Wandenberg Pitaluga, defendeu na plenária ‘E&P Offshore no N/NE’ a viabilidade da exploração na região. O gestor destacou o avanço recente no processo regulatório com a aprovação do Ibama, e reforçou a visão favorável à exploração como oportunidade de desenvolvimento econômico para o estado.
Mesa-SUS
O Governo do Amapá retomou no domingo, 1º de junho, as negociações com os representantes sindicais das categorias da saúde pública, em mais uma rodada da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (Mesa-SUS). O encontro aconteceu no Palácio do Setentrião e teve como pauta principal a apresentação da proposta de recomposição salarial para servidores de nível médio e superior da área. A proposta do Executivo prevê reajustes escalonados até 2027, que podem chegar aos servidores de último padrão a 40% para cargos de nível médio e a 42% para os de nível superior, à exceção da classe médica. Os percentuais representam perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos.
Inscrições
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Central de Garantias e Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Macapá, publicou na última semana o Edital nº 001/2025, que regulamenta o cadastro e habilitação de projetos sociais, de instituições públicas ou privadas, para o recebimento de verbas de prestação pecuniária e demais medidas alternativas impostas pelas Varas Criminais, Juizado de Violência Doméstica e Juizado Especial Criminal da comarca. O período de inscrições e apresentação dos projetos é de 2 de junho até 1º de julho de 2025.
Grilagem de terras
O promotor de justiça Hélio Paulo dos Santos, do Ministério Público do Amapá, converteu notícia de fato (denúncia) em inquérito civil, com a finalidade de apurar a possível prática de grilagem de terras públicas, esbulho possessório, fraude documental e intimidação de posseiros no âmbito da Gleba Amapá Grande – Parte 03, no local conhecido como Comunidade da Carrapeta, zona rural do município de Amapá, por parte de particulares que se apresentam como detentores de direitos minerários (Licença ANM) para fins alheios à finalidade legal.
Medida
O Governo lançou na segunda-feira, 2, o Edital de Chamamento Público voltado à seleção de projetos e eventos que fortaleçam o turismo internacional na região. A medida visa promover o estado como destino estratégico em mercados externos e está alinhada ao Plano Estratégico 2023–2026 da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que segue as diretrizes do Plano Estadual de Turismo. O edital contempla propostas com potencial para gerar impacto nas áreas de inovação, sustentabilidade e inclusão, com destaque para iniciativas voltadas ao afroturismo, à comunidade LGBTQIA+ e à acessibilidade. Também estão no foco projetos ligados ao setor MICE (reuniões, incentivos, conferências e exposições), à cultura, economia criativa, gastronomia, turismo de negócios e tecnologias inovadoras.
Iniciativa
“ELAS” significa Empreendedorismo, Liderança, Ação e Solidariedade, e para evidenciar essas temáticas que permeiam o protagonismo da mulher na sociedade acontece o 1º encontro de lideranças femininas do Amapá entre os dias 5 e 7 de junho. A programação é promovida pelo coletivo Elas, com apoio do Governo do Estado, Central Única das Favelas (Cufa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).
Rapidinha
Bandeira Tarifária Vermelha – O mês de junho de 2025 terá Bandeira Vermelha, no patamar 1. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, indicando aumento no custo da energia para os consumidores. Isso significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos.
Aprovação – Portaria da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, publicada na sexta-feira 30, aprova o Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC para a cultura do feijão caupi no estado do Amapá, ano-safra 2025/2026.
Evento – Organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, acontece em Macapá, de 20 a 22 de outubro, a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT do Amapá de 2025, com o tema central: A Cultura Oceânica.
****************************
