Paulo Silva

Fiscalização instituída


 

A secretária Nair Mota Dias, da Saúde do governo do Amapá, instituiu a Comissão de Fiscalização da Jornada Diária de Trabalho e dos Plantões Presenciais e de Sobreaviso dos Servidores Efetivos, Comissionados e Temporários lotados nas Unidades Estaduais de Saúde com o objetivo de fiscalizar, controlar e monitorar o adequado cumprimento da jornada de trabalho (carga horária contratual e plantões). A comissão de fiscalização terá caráter permanente e deliberativo e será coordenada pelo secretário adjunto Carlos Rinaldo Nogueira Martins. Ela terá competência para controlar e fiscalizar o adequado cumprimento da jornada de trabalho (contratual e plantões) dos servidores vinculados a SESA, realizar visitas nas unidades de saúde em qualquer dia e horário, devendo ter acesso irrestrito a todas as escalas de serviço e ambientes nas unidades de saúde, e emitir relatórios referente as visitas realizadas indicando as irregularidades observadas em relação ao cumprimento da jornada de trabalho e apontar medidas saneadoras a serem adotadas.

 

Pagamento de precatórios

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e a Prefeitura de Santana lançaram edital de acordo direto, iniciativa que visa acelerar o pagamento de precatórios a credores do município. O lançamento, realizado na sede do Poder Judiciário, contou com a participação do presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, prefeito de Santana, Sebastião “Bala” Rocha; do juiz auxiliar da Presidência e gestor de Precatórios do TJAP, Nilton Bianchini Filho, e da procuradora do município de Santana em exercício, Ivana Contente. A iniciativa permite antecipar a liquidação de dívidas judiciais reconhecidas, oferece celeridade no recebimento para os credores e melhora a gestão da administração municipal.

 

Abertura de inscrições

Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (Encco) 2025, que ocorrerá de 24 a 27 de setembro, no auditório do Sebrae/AP. O evento tem como tema central “Sustentabilidade e governança: para um futuro mais transparente e inclusivo” e reunirá representantes dos tribunais de contas, autoridades públicas, especialistas e membros da sociedade civil de todo o país. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis para servidores públicos, representantes de instituições, acadêmicos e interessados em governança e políticas públicas no portal do TCE.

 

Registros cancelados

Portaria do Ministério da Saúde cancela os registros únicos expedidos para o exercício da medicina no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, aos médicos intercambistas com adesão em ciclos diversos, que trocaram de perfil II (intercambista) para o perfil I (inscrito no CRM- Conselho Regional de Medicina) e permanecem atuando no Projeto, conforme dados constantes no anexo da portaria. Do Amapá aparece Elizabet Lopez Martines, com atuação em Laranjal do Jari. Foram cancelados 234 registros em todo o país.

 

Recomendação expedida

Com a finalidade de acompanhar e fiscalizar possíveis irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) recomendou aos prefeitos de Pedra Branca do Amaparí e de Serra do Navio sobre o uso correto dos valores oriundos do Fundeb. A Recomendação, assinada pela promotora de justiça Carolina Oliveira, visa garantir a transparência e rastreabilidade do uso correto de recursos para despesas como: manutenção e desenvolvimento da educação básica de qualidade.

 

Transação suspeita

O Promotor de justiça Igor Costa Coutinho abriu procedimento administrativo para subsidiar a requisição de instauração de inquérito policial para apurar possíveis crimes de falsificação de documento público e falsidade ideológica relacionados às transações imobiliárias envolvendo a Fazenda “Todos os Santos” e Fazenda das Palmas, no município de Tartarugalzinho, com área superior a 16.155 hectares, incluindo investigação de irregularidades na cadeia dominial, documentação de propriedade e elementos de georreferenciamento. O procedimento tem origem em documentos encaminhados pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amapá, que apontaram possíveis fraudes e falsidades ideológicas na negociação e registro de escrituras públicas de compra e venda dos dois imóveis.

 

Novo concurso 

O Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em sessão realizada esta semana, aprovou por unanimidade a proposição do desembargador-presidente Jayme Ferreira para a realização de novo concurso público para provimento de cargo de juiz de direito substituto. A deliberação segue agora para as próximas etapas formais, e ainda não há data definida para publicação do edital.

 

Reformulação no portal

Portaria do procurador-geral de justiça do Amapá, Alexandre Flávio Medeiros Monteiro, instituiu Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de elaboração do projeto de reformulação do Portal Corporativo do Ministério Público do Amapá – MPAP, para transforma-lo em um ambiente prioritariamente voltado à oferta de serviços à sociedade, com eliminação de funcionalidades redundantes, maior acessibilidade e modernização, visando melhorar a experiência do usuário.

 

Câmaras corporais

O promotor de justiça Hélio Paulo Santos Furtado, do Ministério Público do Amapá, instaurou procedimento administrativo, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá e o comando da Polícia Militar sobre adoção e implementação de programa de monitoramento das ações policiais por meio de câmeras corporais nos uniformes policiais, sob a perspectiva do direito fundamental à segurança pública.

 

Regras de licenciamento

Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17) o projeto de lei que estabelece novas regras de licenciamento ambiental. Enviado para sanção presidencial, o projeto prevê a criação de novos tipos de licenças; diminui prazos de análises; e simplifica adesões. O substitutivo incorpora 29 emendas do Senado ao Projeto de Lei 2159/21. https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1651120&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1651120&o=node

 

Impactos do vírus

Levantamento feito por infectologistas, epidemiologistas e pneumologistas de várias localidades e diferentes centros de pesquisa do Brasil permitiu que pesquisadores conseguissem avaliar os impactos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em pessoas com 60 anos ou mais hospitalizadas por pneumonia nos sistemas de saúde público e privado do país. Os resultados mostraram que doenças cardiovasculares (64,2%), diabetes (32%) e DPOC (24,5%) foram as comorbidades mais associadas aos casos graves dos 3.348 adultos que necessitaram de internação durante o período do estudo (entre 2013 e 2023).

 

Tipos de câncer

Como parte da campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, o chamado Julho Verde, a Comissão de Saúde da Câmara ouviu especialistas sobre a doença. Existem 17 tipos de câncer de cabeça e pescoço. Os mais comuns afetam a pele, a nasofaringe, a cavidade oral, a laringe e a tireoide. Somando-se todos os tipos, o câncer de cabeça e pescoço ocupa o 4º lugar no ranking de incidência de cânceres.

 

Rapidinhas

Celebração – Está sexta-feira, 18 de julho, marca a festa de Nossa Senhora Rainha da Paz, santa padroeira dos municípios de Cutias do Araguari e Pracuuba.

Presença – Até segunda-feira, 21 de julho, o Amapá participa, em Brasília da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O estado é representado por integrantes dos seguimentos gestor, trabalhador e usuário.

Prisão – Na operação deflagrada pela Polícia Federal do Amapá, nesta quinta-feira 17, foi preso Aldenir Cardoso de Brito.

 

********************************