Paulo Silva
Parque tecnológico

Decreto do governador Clécio Luís cria o Parque Tecnológico do Amapá, doravante denominado Foz do Rio Amazonas – Tech Park, que dispõe sobre indução e incentivos ao desenvolvimento do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Amapá. A sede do Parque Tecnológico do Amapá será o edifício histórico do antigo Hotel Macapá. A gestão será exercida provisoriamente pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá pelo prazo de até dois anos, ou até a seleção e contratação da Organização Social para a gestão do Parque Tecnológica, a qual será feita mediante chamamento público, com uma instituição privada, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social no estado do Amapá e que demonstre em seus propósitos estar capacitada para desenvolver os projetos, programas e ações previstos.
Nível de desemprego
A taxa de desocupação do país no segundo trimestre de 2025 caiu em 18 das 27 unidades da federação, entre elas o Amapá, e ficou estável nas outras nove na comparação com o primeiro trimestre. A taxa média chegou a 5,8%, a menor da série iniciada em 2012. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE. Das 27 unidades da federação, 12 atingiram no segundo trimestre o menor nível de desemprego já registrado pela série histórica, com destaque para o Amapá (6,9%).
Amapá no Jovem Senador
A partir desta segunda-feira (18), até 22 de agosto, 27 alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o país vão estar em Brasília para vivenciar o dia a dia dos senadores. Todos os anos, o Programa Jovem Senador proporciona a um estudante de cada unidade da Federação uma experiência política transformadora. Os estudantes são selecionados por meio de um concurso de redação, que neste ano teve como tema “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”. O Amapá será representado pela estudante Ellen Lahandria Nogueira Oliveira, de Vitória do Jari.
Justiça climática
A Escola de Magistratura Federal (Esmaf/TRF1) promoverá nos dias 18 e 19 de agosto a “II Jornada de Justiça Climática e Transformação Ecológica: COP 30, Meio Ambiente, Territórios e Direitos Humanos na Amazônia”. O evento é organizado em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e acontecerá em Macapá, na sede da Seção Judiciária do Amapá (SJAP).
Projeto aprovado
O Ministério da Cultura publicou lista de projetos culturais passam a fase de obtenção de doações e patrocínios. Do Amapá está na lista o Instituto Amazônia Criativa, com o projeto “Portais Nascentes”, com autorização para captar R$ 895.870,80. O projeto Portais Nascentes propõe a gravação de um EP com músicas inéditas dos compositores Beto Oscar e Helder Brandão, valorizando as tradições afro-amapaenses do batuque e marabaixo em diálogo com influências contemporâneas. A proposta inclui gravações em estádio, shows de lançamento e atividades educativas em escolas e universidades de Macapá, Santana e Mazagão.
Jovem descolado
A Secretaria da Juventude e o Sebrae Amapá assinaram termo de fomento, no valor de R$ 450 mil, que tem por objeto a execução do Projeto Jovem Descolado – Edição 2025, voltado à capacitação de 500 jovens residentes nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, por meio da aplicação de uma metodologia de educação empreendedora. O projeto tem como finalidade o desenvolvimento de competências empreendedoras, a promoção da inclusão produtiva e a criação de um balcão de oportunidades, com vista a ampliar o acesso desses jovens ao mercado de trabalho e a iniciativas de geração de renda.
Mamaço na orla
No sábado, 23 de agosto, às 17h30, o Parque do Forte, na orla de Macapá, será cenário de um grande ato coletivo em defesa da amamentação: o Mamaço na Amazônia – Mães Amamentando na Orla. O evento integra as ações do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, e tem como objetivo naturalizar e valorizar esse gesto essencial para a saúde dos bebês e o fortalecimento dos vínculos entre mãe e filho. A programação vai além do simbolismo do mamaço, com um ambiente acolhedor para toda a família. Haverá música ao vivo, brincadeiras para as crianças, além de sorteios de brindes e cestas básicas.
Festival Eco Música
O Amapá será palco, de 18 a 23 de agosto, da segunda edição do Festival Amazônia Eco Música, um dos maiores eventos de valorização da música e da cultura amazônica. A programação acontece no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá, com acesso gratuito ao público. O festival contará com oficinas, cursos, masterclasses, palestras, feira cultural e apresentações musicais de artistas nacionais e internacionais, como Hamilton de Holanda, Nelson Faria, Ney Conceição, Kiko Freitas e Zé Miguel. A abertura será com apresentação do Coral Oscar Santos e show do Hamilton de Holanda Trio.
Recepção de visitantes
Na quinta-feira (14), o Governo do Amapá reuniu com representantes do trade turístico para alinhar a instalação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) durante a 54ª Expofeira do Amapá. O espaço será voltado, principalmente, para recepcionar visitantes estrangeiros, oferecendo informações e orientações para que aproveitem ao máximo o evento e a capital amapaense. A Expofeira destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.
Super Fácil das Águas
Portaria de Renato Apóstolo Santana, diretora geral do Sistema SIAC Super Fácil, autorizar o deslocamento de servidores relacionados da sede de suas atribuições em Laranjal do Jari ate o município de Vitória do Jari no periodo de 22 a 25 de agosto para participação da terceira jornada do Super Fácil das Águas que acontecerá no município de Vitória do Jari em dois polos de atendimento Jarilandia e Foz do Cajari para atender as comunidades adjacentes.
Renovação de cursos
O Ministério da Educação publicou portaria de renovação e reconhecimento de cursos superiores de graduação em vários estados do país. Do Amapá estão na lista o curso de direito (cem vagas) da Faculdade Brasil Norte (Macapá) e o curso de licenciatura intercultural indígena (30 vagas), da Unifap, com funcionamento no Campus Binacional do Oiapoque.
Parecer contra
Na ação da vereadora Luana Serrão contra o União Brasil, partido pela qual ela foi eleita, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela improcedência do pedido, concluindo que não havia imposição arbitrária, constrangimento ilegal ou perseguição política que ultrapassase os limites da autonomia partidária. Ressaltou que a insatisfação pessoal com a estratégia da direção partidária, isoladamente, não configura justa causa para desfiliação com preservação do mandato. Luana perdeu por 7×0.
Rapidinhas
Reunião – De 19 a 21 de agosto, na Aldeia Açaizal, será realizada a XV Assembleia Geral dos Povos Indígenas do Oiapoque.
Festa – Neste fim de semana acontece a programação que marca os 40 anos do aniversário do distrito do Carnot, no município de Calçoene. Começou nesta sexta-feira (15) e vai até domingo (17).
Saudade – Esta segunda-feira, 18 de agosto, marca os 31 anos da morte de Milton de Souza Corrêa, fundador do Guarany Atlético Clube. Seu nome está eternizado no estádio Zerão, lei sancionada pelo então governador Anníbal Barcellos em projeto de lei do então deputado estadual Rosemiro Rocha.
******************************************
