Paulo Silva

Segurança no Carnaval


 

Na manhã desta quinta-feira (12), no Sambódromo, o Governo do Amapá lança a operação da segurança pública para o Carnaval 2026. A entrevista coletiva vai apresentar o plano estratégico para os desfiles das escolas de samba, o bloco A Banda, o Circuito de Blocos e as programações em todos os municípios, garantindo organização e resposta eficiente durante os eventos. O esquema, que vai mobilizar mais de 1.500 agentes, envolve policiamento a pé, motorizado e de trânsito, além de policiamento velado e monitoramento aéreo com drones. A atuação integrada das forças de segurança contará com a Carreta da Segurança Pública, videomonitoramento, segurança eletrônica, observadores de risco e equipes de urgência e emergência, assegurando cobertura completa nos circuitos oficiais e áreas de grande concentração de público.

 

Destino de verbas

A 2ª Vara de Execução Penal (2ª VEP) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), sob titularidade da juíza Ilana Luongo Kapah, realizou, no Fórum Desembargador Leal de Mira, em Macapá, reunião com o Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP) para alinhar providências relacionadas ao edital que destina verbas pecuniárias. O encontro teve foco nas ações de ressocialização de pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. As verbas pecuniárias são resultado de condenações ou medidas alternativas aplicadas pelas Varas Criminais, especialmente em casos de menor potencial ofensivo, em substituição à pena privativa de liberdade.

 

Isenção de multas

O Juízo da 4ª Zona Eleitoral (Oiapoque) deferiu pedido para conceder a isenção das multas eleitorais anotadas nos cadastros das eleitoras e dos eleitores indígenas relacionados em requerimento coletivo, reconhecendo-se a validade do pedido como declaração de hipossuficiência econômica, bem como determinando-se a imediata atualização dos cadastros eleitorais, com a retirada das pendências relativas às multas. A decisão beneficia eleitoras e eleitores indígenas pertencentes a comunidades de difícil acesso no município de Oiapoque, nas comunidades de Kumarumã, Kumenê, Vila Vitória, Espírito Santo e Santa Izabel.

 

Matrículas para o EJA

A Escola SESI Visconde de Mauá iniciou matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para atender alunos dos ensinos fundamental e médio. A iniciativa busca oferecer oportunidade de retomada e conclusão dos estudos a jovens e adultos que, por diferentes razões, não tiveram acesso ou não concluíram essas etapas da educação básica. Estão disponíveis 737 vagas, das quais 697 são para o Ensino Médio. As vagas atendem às unidades de Macapá e Santana, com aulas no período noturno. As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou on-line até 15 de fevereiro, ou enquanto houver vagas.

 

Autorização suspensa

Portaria do Ministério da Pesca e Aquicultura, publicada nesta quarta-feira (11), suspende pelo prazo de 30 dias, a contar de 1º de maio, a autorização de pesca da embarcação TONY BLAIR, na área de operação do estado do Amapá até a divisa dos estados do Maranhão com o Piauí. No período de suspensão a embarcação de pesca TONY BLAIR fica proibida de realizar cruzeiro de pesca e o descumprimento da sanção imposta poderá gerar o cancelamento da autorização de pesca.

 

Apresentação de plataforma

O Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Instituto Federal do Amapá (Ifap) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresenta, nesta quinta-feira (12), a plataforma AçaíDirect, da startup amapaense Homônima. A plataforma é uma iniciativa inovadora voltada ao fortalecimento e à modernização da cadeia produtiva do açaí. Durante o evento, também ocorrerá a entrega dos Certificados de Conclusão do Curso Teórico e Prático de Boas Práticas de Fabricação aos empresários de batedeiras de açaí de Macapá, Santana e Mazagão. O evento acontece no auditório do Sebrae Amapá, a partir das 15 horas.

 

Fora do cargo

Ao pedir exoneração do cargo de diretor-presidente da Amapá Previdência (Amprev), Jocildo Lemos registrou que estava seguindo com absoluto compromisso com a instituição, com os segurados e com a verdade dos fatos. Afirmou que fazia isso para que a Justiça atue com total independência e para que fique plenamente comprovado que todos os procedimentos adotados sob sua gestão observaram rigorosamente a legalidade, permitindo a identificação e a responsabilização dos verdadeiros culpados. Também reafirmou sua plena confiança na Justiça e na força dos fatos, ressaltando que, sob esta administração, o patrimônio da Amprev cresceu 41% entre 2023 e 2025, garantindo o pagamento de aposentados e pensionistas até 2059.

 

Vitaliciamento aprovado

O Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em sessão realizada na quarta-feira (11), aprovou a proposição da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) para o vitaliciamento de três magistrados aprovados no 10º concurso para Juiz Substituto do TJAP: os juízes Rodrigo Marques Bergamo e Murilo Augusto de Faria Santos e a juíza Ana Theresa Moraes Rodrigues.

 

Pets em cemitérios

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que torna obrigatória a criação de alas específicas para pets em cemitérios públicos e privados, além de autorizar o sepultamento conjunto de animais em jazigos familiares tradicionais. A proposta será analisada de forma conclusiva em outras quatro comissões da Casa.

 

Sentença confirmada

A Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em sessão realizada na terça-feira (10), negou provimento ao recurso da Sociedade Beneficente São Camilo e confirmou a sentença proferida pelo 2º Juizado Especial Cível Central de Macapá, que reconheceu responsabilidade na falha da prestação de serviços e manteve o pagamento por danos morais, em obrigação solidária com a operadora de plano de saúde, Amil Assistência Médica Internacional S.A. O relator do processo foi da relatoria do juiz Décio Rufino, e a decisão foi por unanimidade.

 

Concessão florestal

A Secretaria de Comprar a Licitações do governo do Amapá instituiu Comissão Especial de Licitação – CEL, composta por três integrantes, responsável pela condução e gestão do processo licitatório referente à Concessão Florestal do Módulo I da Floresta Estadual do Amapá (Flota), em conformidade com o disposto em lei.

 

Carnaval santanense

A Prefeitura de Santana divulgou a programação oficial do Carnaval 2026, que será realizado no tradicional Corredor da Folia, na Avenida Santana. A festa acontece nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, reunindo blocos que prometem animar o público com muita música, alegria e tradição. Durante quatro noites, 10 blocos irão movimentar a avenida, fortalecendo a cultura popular e garantindo entretenimento para moradores e visitantes.

 

Rapidinhas

Exoneração – Publicado o decreto de exoneração, a pedido, de Jocildo Silva Lemos do cargo em comissão de Diretor-Presidente, da Amapá Previdência, a contar de 11 de fevereiro de 2026.

Salário – Promotora Maria do Socorro Pelaes Braga, do Ministério Público do Amapá, apura denúncia sobre suposto descumprimento de piso salarial dos professores do município de Santana.

Saudades – Esta quinta-feira (12), marca os 19 anos de falecimento do radialista Osmar Melo, que fez dupla no rádio amapaense com Hermínio Gurgel. Os dois já faleceram.

 

******************************************