Paulo Silva
Tratando de educação

Em reunião com integrantes do Ministério Público do Amapá, na terça-feira (8), ao ser questionada pelo promotor de justiça Iaci Pelaes sobre os contratos administrativos, que encerraram em 30 de junho, a secretária Sandra Casimiro, da Educação do estado, justificou acerca da necessidade, no momento, de continuar a contratação temporária para o segundo semestre de 2025, para assegurar a realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que será realizada em sessenta dias letivos, o que inviabiliza a realização de novo processo seletivo. Ele disse que o governo do Amapá fez investimentos na capacitação destes educadores e não há tempo hábil para novas contratações. Diante da exposição, o promotor Iaci Pelaes considerou razoáveis os argumentos apresentados para justificar a necessidade de prorrogação dos contratos temporários e informou que expedirá uma Recomendação sobre o tema.
Comenda Santa Dulce
Presidido pelo senador Davi Alcolumbre, do Amapá, o Senado escolheu esta semana as sete pessoas a serem agraciadas com a Comenda Santa Dulce dos Pobres. A homenagem reconhece pessoas e instituições que se destacam por relevantes serviços na área social da saúde. Um dos escolhidos foi Henrique Duarte Prata, diretor e idealizador do Hospital de Amor (H.A). O HA deve assumir a gestão do Centro de Radioterapia do Amapá.
Alterações e atualizações
Publicada decisão do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) aprovando, com as devidas alterações e atualizações, o Caderno de Atribuições Administrativas, bem como atualizado o Organograma Institucional do conselho, disponível no Portal do Coren-AP (www.coren-ap.gov.br). Está determinada a extinção de sete unidades funcionais e de três cargos em comissão, além da alteração de nomenclaturas de unidades funcionais.
Saúde mental
Profissionais que representam a Rede de Apoio em Saúde Mental no Amapá reuniram com a promotora de Defesa da Saúde, Fábia Nilci, para tratar sobre a nova portaria do Governo do Amapá referente à política estadual da saúde mental. A reunião está relacionada à apuração de notícia de fato (denúncia), resultado de dois processos extrajudiciais eletrônicos que tramitam no Ministério Público do Amapá (MP-AP). Os pontos principais da portaria, como a regulamentação do fluxo de atendimento e a organização progressiva de leitos de saúde mental, foram apresentados, explicados e ponderados.
Juizado itinerante
A Justiça Federal do Amapá levará o atendimento do Juizado Especial Federal Itinerante ao município de Vitória do Jari nos dias 7 e 8 de agosto. Durante a ação, os cidadãos poderão obter informações ou iniciar processos relacionados a aposentadorias, auxílios, pensões e outros direitos, de forma gratuita e sem necessidade de advogado. O Juizado Itinerante é uma oportunidade para que o cidadão resolva questões junto a órgãos federais sem precisar se deslocar a outras cidades.
Composição de conselho
Deve acontecer em setembro a eleição para composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santana (CMPC). O Conselho está formado por 14 membros, sendo sete eleitos pela sociedade civil organizada e sete indicados pelo poder municipal. No mês passado, o prefeito Bala Rocha ampliou o número de cadeiras do conselho, colocando os segmentos de audiovisual e artesanato como titulares e reservando duas cadeiras para suplentes (capoeira e a cultura cristã).
Tarifas do Trump
Os presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Hugo Mota (Câmara) divulgaram nota conjunta sobre a tarifa de 50% imposta pelos EUA a produtos brasileiros. Eles defenderam uma resposta com base no diálogo diplomático e mencionaram a lei da reciprocidade econômica. O Congresso, segundo a nota, acompanhará o caso e agirá com equilíbrio em defesa da economia nacional.
Sentença mantida
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá manteve na íntegra a sentença proferida pelo juízo da 4ª Zona Eleitoral, que julgou desaprovadas as contas do PDT, relativas às eleições municipais de 2024 no município de Oiapoque, negando segmento a recurso.
Duplicação de ponte
A Secretaria da Infraestrutura do governo do Amapá (Seinf) tornou público que recebeu da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA a Licença Prévia para execução da obra de duplicação da ponte sobre o Igarapé da Fortaleza na rodovia Josmar Chaves Pinto, objeto de convênio federal.
Plano de marketing
Técnicos da Secretaria de Turismo (Setur) do governo do Amapá vão participar, de 19 a 22 de julho, de visita técnica para construção do Plano de Marketing, nos municípios de Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Calçoene e Itaubal. O encontro tem como objetivo conhecer experiências locais e realizar o levantamento de informações da atividade turística local.
Impactos da exploração
A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado vai promover, na segunda-feira (14), em São Luís (MA), debate com especialistas e autoridades sobre os impactos da exploração de gás e petróleo na Margem Equatorial brasileira. A audiência acontecerá na Assembleia Legislativa do Maranhão. A Margem Equatorial compreende uma extensa faixa do litoral norte brasileiro, que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. A exploração nessa área tem sido tema de debates por envolver blocos com potencial econômico relevante, mas localizados em regiões sensíveis do ponto de vista ambiental, próximas à foz do Rio Amazonas.
Rapidinhas
Projetos – Com previsão de entrega até dezembro, a Secretaria da Infraestrutura (Seinf) contratou projetos para a construção de mercados e feiras do produtor nos habitacionais Miracema e Macapaba.
Concurso – A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aguarda a liberação do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) para lançar um novo concurso público com 60 vagas imediatas.
Pena – O projeto que aumenta as penas para quem furta cabos e equipamentos de energia e telefonia está perto de virar lei. Aprovado pelo Senado em abril, o projeto foi confirmado pela Câmara e seguiu para a sanção do presidente da República. A pena por furto desses bens passará para dois a oito anos de reclusão.
******************************************
