Ziulana Melo

Social


 

Bela Laís Gabrielle em close
especial de recente ensaio
fotográfico de seus 15 anos. 

Presidente do TCE-AP, conselheiro
Reginaldo Ennes, em visita institucional
ao presidente do Tjap, desembargador Jayme Ferreira. 

Esta colunista registra e envia
votos de muitas felicidades, ao querido
casal Karla e Lucino Assis que festejaram,
no último fim de semana, mais um
ano de bela e sólida união. 

 

Teatro

Alunos de escolas municipais assistiram, no último sábado, 5, ao espetáculo teatral “Catarina queria ser gente”, no Teatro SESI.
Programação integra o projeto “Em Cartaz – Arte e Cultura Amapaense”, promovido pelo Sesi para aproximar a comunidade escolar da produção artística local.
Para parte das crianças, a atividade também marcou o primeiro contato com um teatro e com uma apresentação de artes cênicas.

 

Festival Quebramar

Com patrocínio master da Petrobras, o Festival Quebramar abre espaço para quem quer participar da construção da sua 8ª edição. As inscrições para a Cobertura Colaborativa estão abertas, até 5 de outubro.

A seleção é um convite para uma experiência que reúne comunicadores, estudantes e pessoas interessadas em comunicação, cultura e produção.

As inscrições seguem abertas até 5 de outubro. Para participar, basta acessar o formulário disponível no link da bio do Instagram @quebramarfestival.

 

Lançamento

A literatura feita no Amapá ganha mais um capítulo de pura força e resgate de origens. Biblioteca Pública Elcy Lacerda acolheu, na tarde desta terça, 8, o lançamento de “Cartas de Aquilombamento”, a nova obra da escritora, pedagoga e Mestra Griô Esmeraldina dos Santos.

O encontro aberto ao público celebrou a palavra escrita como território sagrado de identidade, memória negra e fortalecimento coletivo, tudo embalado pelo som ancestral do batuque e do marabaixo.

 

Escritora Esmeraldina dos Santos
celebra a ancestralidade quilombola
em lançamento do livro
“Cartas de Aquilombamento”.

 

Giro

 

Unifap estreia no
Cheerleading dos JUBs.

Equipe amapaense formada
por nove atletas participou da primeira
edição dos Jogos Universitários
Brasileiros em modalidade ainda
pouco conhecida no estado. 

 

Cheerleading – A Unifap participou dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2026 em uma modalidade ainda pouco conhecida no Amapá: o Cheerleading.
A equipe amapaense foi formada por nove atletas, entre meninos e meninas, e competiu ao lado de representantes de outras 14 universidades brasileiras.
A participação na competição nacional representou uma oportunidade de conhecer outras equipes, vivenciar a estrutura de um grande evento esportivo e adquirir experiência em uma modalidade que ainda busca espaço e apoio no Amapá.

 

Acervo – Ações e sentenças que fizeram parte da história nem sempre permanecem em lembranças e gavetas. O Museu Histórico do TJAP, criado em 1992, pelo então presidente, desembargador Dôglas Evangelista, atua como ferramenta de preservação da memória, cidadania e democratização do acesso ao conhecimento.
Aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, o espaço na sede do TJAP está reformulado e conta com objetos, documentos datados até o século XIX, imagens e prêmios adquiridos ao longo dos 35 anos do Poder Judiciário.

 

************************************