Cidades

1º Seminário Regional debate sobre direitos previdenciários em

Seguridade Social



 

Servidores municipais, estaduais, acadêmicos e profissionais de Economia, Direito e Administração participaram do 1º Seminário Regional Previdenciário, promovido pelo Instituto de Previdência Social de Macapá (Macapaprev). A programação, que debate temas como Políticas Previdenciárias; a importância do Associativismo para Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); Momento Econômico; Implicações Judiciárias da Medida Provisória nº 664/2014, conta com a presença de importantes ícones da área de seguridade social.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito de Macapá em exercício, Allan Sales, falou sobre a importância de esclarecer informações dos regimes previdenciários, tanto o geral quanto o regime próprio de previdência social, bem como as regras atuais sobre o tema. “Desde 2013, com a nova gestão, assumimos o compromisso do repasse das contribuições previdenciárias e continuamos avançando de forma organizada”.

O economista e um dos palestrantes do evento, Gean Lima, explicou que um dos focos do evento é esclarecer sobre os regimes de seguridade social, tanto o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), cuja gestão é efetuada pelo INSS, que vincula obrigatoriamente todos os trabalhadores públicos ou privados, quanto o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), em que os servidores públicos titulares de cargos efetivos da União, estados e municípios, têm direito.

Um dos palestrantes, contador e presidente do Fundo Previdência Social dos Servidores Públicos de Andirá, no Paraná, Aurenilson Cipriano, tratou sobre a importância do associativismo para RPPS, trazendo a experiência paranaense para a capital Macapá. “A tendência é que cada município venha instituir seu próprio instituto de seguridade social. Uma das vantagens é quanto à participação dos segurados na gestão, acompanhando os investimentos”.

Realizado no auditório do Sebrae, o Seminário encerrou nesta sexta-feira, 29, com palestras do MBA em Mercado Financeiro, Vanderlei França Júnior; do administrador e especialista em Engenharia Econômica, Demétrios Torres; do economista Gean Lima e do doutor em Administração de Empresas, professor da Fundação Getúlio Vargas, colunista da Folha de São Paulo e analista da Globo News, Samy Dana, que abordou as perspectivas econômicas e mercados de capitais.


Deixe seu comentário


Publicidade