Cidades

3 mil veículos são abordados em barreiras em quatro regiões da capital para diminuir circulação de pessoas

Barreiras sanitárias com mais de 250 agentes de segurança foram montadas pelos órgãos de segurança em pontos estratégicos de Macapá para reforçar o isolamento social.


O Governo do Amapá realizou nesta sexta-feira, 8, o primeiro dia de barreiras de fiscalização intensificada para evitar a circulação desnecessária de pessoas e veículos na capital. Ao todo, 5.129 pessoas foram abordadas, em 3.011 veículos.

O objetivo é garantir o cumprimento efetivo do isolamento social, estabelecido pelo Decreto nº 1616, para conter o avanço da covid-19.

O Estado – com apoio de órgãos municipais e federais – montou barreiras sanitárias em pontos estratégicos de Macapá. Ao todo, 278 profissionais atuarão de sexta-feira a domingo.

Nesse primeito momento a fiscalização está sendo educativa, contudo, a partir da próxima semana os órgãos de segurança pública irão atuar com mais rigidez para reduzir a circulação de pessoas.

A intenção é reforçar que as pessoas cumpram as regras do isolamento social, considerada pelas autoridades médicas e científicas como a medida de prevenção mais eficaz para evitar o avanço do coronavírus.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Souza, explica que, durante a operação, os fiscais verificam a temperatura das pessoas e fazem uma espécie de entrevista para descobrir o destino da viagem.

“Identificamos um número muito alto de pessoas que ainda estão circulando, mesmo com a orientação das autoridades para cumprir o isolamento. Dentro de um objetivo em que queremos manter apenas os serviços essenciais funcionando. Nós estamos encontrando muitas pessoas pelas ruas sem necessidade. Nesses casos, elas estão sendo orientadas a retornarem para casa”, explicou Souza.

Inicialmente as ações estão sendo montadas de 7h às 10h, horário monitorado como o de maior fluxo de pessoas em locais que são considerados de entrada e saída de pessoas que transitam na capital amapaense:

  •  BR 210, em frente ao bairro Boné Azul;
  •  Rua Tancredo Neves, bairro São Lázaro;
  •  Rodovia Duca Serra, próximo à AABB;
  •  Na rotatória da Rodovia Juscelino Kubitschek, próximo a Unifap.

Isolamento para achatar a curva

O superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, lembra que o descumprimento das regras de isolamento social tem sido a principal causa para o aumento do número de casos positivos da Covid-19 no Amapá. No Amapá, houve uma redução do índice de isolamento social, que atualmente está em 46%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 70% de adesão.

“Esse descumprimento do decreto refletiu diretamente no número de casos confirmados de Covid-19, que aumentou de forma acelerada nos últimos dias. Hoje no nosso estado, a cada 10 exames realizados, 7 são positivos para o coronavírus, então nós precisamos que as pessoas se conscientizem e fiquem em casa para que a gente consiga achatar essa curva”, frisou o superintendente.

As ações de fiscalização continuarão sendo intensificadas diariamente, inclusive no comércio de serviços essenciais, onde está sendo verificado o cumprimento de regras como o horário de funcionamento, lotação nos locais, o distanciamento entre clientes, a utilização de máscara e a disponibilização de álcool para assepsia de mãos e objetos.

LEIA TAMBÉM: Isolamento social: Força de segurança intensifica fiscalização no comércio para conter avanço da Covid-19

Operação
Atuam nas fiscalizações a polícias Militar e Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana de Macapá (Semam), Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), Guarda Civil Municipal e Polícia Rodoviária Estadual.


Deixe seu comentário


Publicidade