54ª Expofeira começa neste sábado e oferece megaestrutura de negócios sustentáveis e muitas oportunidades
Com início neste sábado, 30, até 7 de setembro, a maior vitrine verde da Amazônia realizada pelo Governo do Estado, acontece no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá

A maior vitrine de negócios sustentáveis e oportunidades da Amazônia, realizada pelo Governo do Estado, inicia neste sábado, 30, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Em um espaço com mais de 320 mil m², a 54ª Expofeira do Amapá reúne em um só lugar diferentes serviços voltados para a economia criativa, empreendedorismo, inovação e energia verde, lazer, cultura e turismo.
Durante nove dias, o evento é um grande palco de fechamento de negócios, fortalecimento das relações internacionais e muita diversão e momentos para ficar na memória, com mais de 500 atrações culturais gratuitas ao público, entre shows nacionais e locais, além do tradicional concurso da Rainha. Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a Expofeira marca o índice histórico de mais de 100 mil empregos formais gerados no estado, resultado das políticas públicas aplicadas pela atual gestão em dois anos e sete meses, que colocam o Amapá em destaque no cenário nacional.
Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá é organizada pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre e da Cervejaria Império. A programação, inclui exposições e vendas de produtos do agronegócio, artesanato, gastronomia e comércio local; palestras, oficinas e rodadas de negócios entre pequenas, médias e grandes empresas, até multinacionais.
Segurança e saúde
Os planos estratégicos de segurança, saúde, transporte, trânsito e inclusão, elaborados para 54ª Expofeira do Amapá foram apresentados pelo governador Clécio Luís à imprensa na segunda-feira, 25, e se configuram como uma medida para assegurar que os visitantes sejam amplamente assistidos e possam curtir todos os dias de programação, de forma segura e organizada.
O público vai poder contar ainda com atendimento integral em saúde com serviços de urgência e emergência. Serão dois pontos fixos de atendimento em funcionamento diário, das 18h até o encerramento da programação. Esses espaços foram ampliados em capacidade física e estrutura, em comparação com a edição anterior, oferecendo conforto e atendimento multiprofissional com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e equipes de apoio.
O Governo do Estado também vai disponibilizar transporte coletivo gratuito nos nove dias, para a população chegar ao Parque de Exposições da Fazendinha e aproveitar a diversidade de oportunidades de conhecer o melhor da produção artística, econômica e criativa do Amapá. No espaço, 300 empreendedores populares comercializam alimentos, bebidas, expõem produtos e promovem serviços aos visitantes. Iniciativas impulsionadoras do mercado amapaense.
O Governo do Estado intensifica, ainda, os serviços de recuperação da Rodovia Josmar Pinto (AP-010), via estratégica que dá acesso ao Parque de Exposições da Fazendinha, com pavimentação asfáltica, implantação de sinalização viária horizontal e instalação de defensas em concreto do tipo New Jersey, utilizadas como separador de fluxos de tráfego.
Trânsito
A Central de Monitoramento de Tráfego funciona durante todo o evento, como parte do esquema de trânsito montado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP). O espaço será o centro de comando para agilizar respostas a incidentes e gerenciar o tráfego em tempo real, com apoio de câmeras distribuídas ao longo da Rodovia Josmar Chaves Pinto, além de duas câmeras de contagem veicular, que auxiliam no controle do fluxo e no planejamento da operação. Vale ressaltar: neste ano o estacionamento no entorno do Parque de Exposições é proibido, sendo permitido apenas o embarque e desembarque.
Inclusão
Como parte dos atos previstos no Plano de Ação para consolidar a 54ª Expofeira do Amapá como a mais inclusiva de todos os tempos, o Governo do Estado montou uma estrutura onde funcionará a Área PcD da Arena Rio Amazonas no evento deste ano. O espaço exclusivo para pessoas com deficiência e idosos mudou de localização e agora fica na lateral da arena.
Além disso, o aplicativo oficial da 54ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado disponibiliza uma funcionalidade que busca a proteção e localização do público vulnerável no Parque de Exposições da Fazendinha, com atenção especial às crianças. O cadastro de dependentes, com leitura por QR Code, já está disponível e permite que os responsáveis encontrem com agilidade e segurança familiares e animais de estimação em casos de necessidade.
Agropecuária e desenvolvimento rural
A 54ª Expofeira do Amapá, garante espaço para criadores que desejam expor e comercializar animais. Já são mais de 800 animais alocados, entre caprinos, suínos, equinos, ovinos, bubalinos e bovinos, provenientes do Amapá e do Pará. Um dos destaques é a presença de 100 bovinos da raça Nelore, oriundos da Fazenda Guarani — propriedade paraense reconhecida internacionalmente pela exportação de sêmen bovino.
Representatividade feminina
Incentivo ao empreendedorismo, protagonismo feminino e fortalecimento de redes de apoio estão no centro das ações do espaço “Elas”. Com o apoio do Governo do Estado, o Coletivo Elas apresenta um ambiente inédito, instagramável e dedicado à valorização e acolhimento das mulheres que visitam, expõem e participam ativamente da maior vitrine de negócios verdes da Amazônia.
Deixe seu comentário
Publicidade






