9,5 toneladas de farinha de mandioca são enviadas para indígenas da região de Oiapoque
Ação humanitária é desenvolvida de forma emergencial, após a crise fitossanitária na região

O Governo do Amapá enviou 9,5 toneladas de farinha de mandioca na quarta-feira, 12, para as comunidades indígenas do município de Oiapoque, no extremo norte do estado.
Esta etapa da ação, que iniciou ainda no mês de maio, atende cerca de 12 aldeias da etnia Palikur. A distribuição dos itens alimentares é uma ação do Governo Amapá, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Secretaria de Mobilização e Participação Popular, em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Iepé e Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque.
A ação foi necessária devido à crise fitossanitária na região. Em 2023, chegou a ser decretada emergência, após o aumento da incidência de doenças causadas por fungos, em plantações de mandioca.
Desde então, o Governo do Estado tem promovido ações emergenciais e humanitárias para amenizar as consequências da crise. Além de cestas de alimentos e farinha, já foram distribuídas sementes de mandioca resistentes à praga, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
“Serão beneficiadas cerca de 327 famílias, em 12 aldeias. A distribuição inicia de forma imediata. O Governo do Estado atende, de forma prioritária, as regiões indígenas atingidas pela crise”, reforça o secretário-adjunto dos Povos Indígenas, Josieldo Labontê Orlando.
Deixe seu comentário
Publicidade
