“A cultura tem influência no trabalho de cada um”, diz Keka Cantuária
Artista autor de mais de mil pinturas usa ambiente amazônico como inspiração de suas obras

Douglas Lima
Editor
Político e artista, Keka Cantuária exerce essa segunda função desde antes de se dedicar à vida pública. “Faço isso há mais de 30 anos”, lembrou nessa sexta-feira, 22, no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9).
Quando indagado sobre seu tempo na política, Keka desconversa: “Agora faço o que gosto”.
Autodidata, ele costuma utilizar na pintura uma técnica própria, misturando métodos diferentes para aplicar relevos e efeitos. “Produzo obras 3D há mais de 20 anos; isso faz a tela ganhar vida. A arte é muito gratificante”, constata.
Keka, que também é escultor, disse na entrevista que antes de se dedicar à política já fazia pinturas e desenhos, e que aprimorou suas técnicas com o passar dos anos.
O artista já fez exposições dentro e fora do país. “Muitos trabalhos meus ganharam o mundo”, diz Keka Cantuária, que chegou a vender uma de suas obras por R$ 5,5 mil.
“Faço algumas obras diferentes. Pensamos também em forma comercial. Você quer que alguém adquira sua obra para que você possa regular cada vez mais seu trabalho”, disse o artista sobre valores recebidos pela pintura.
Para Keka, o ambiente amazônico serve como inspiração. Segundo ele, o regionalismo é algo forte.
“Através da arte é possível conhecer um pouco da vivência do povo amapaense. Tive o prazer de poder montar esculturas de São José, exatamente como está pintado aqui na frente da cidade. Na verdade, a cultura tem uma influência no trabalho de cada um”, pontuou.
O artista já fez mais de mil pinturas de telas e centenas de esculturas. No começo do próximo ano, lançará obras inéditas.
“O regionalismo prende muito você; temos o boto, o marabaixo, castanheira; ajuda a conhecer sua cultura. Isso encanta muito o próprio artista; fiz uma série de obras e esculturas que estarão disponíveis, em breve”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade

