Cidades

Acadêmicos de Medicina da Unifap fazem ação de conscientização e cuidados com a epilepsia

Com várias atividades programadas, “Purple Day (Dia roxo)” acontece das 16h às 20h30 desta terça-feira no Macapá Shopping.


Acadêmicos do 7º semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) realizam nesta terça-feira (26) no Macapá Shopping uma ação que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que se deve ter com a pessoa acometida por epilepsia. A ação denominada “Purple Day (Dia Roxo)” terá simulação de casos e orientações sobre cuidados que se deve ter com a pessoa em crise epilética.

Coordenadores do evento, Idelbrando Júnior e Rômulo Maia explicaram no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que a epilepsia é uma doença neurológica que afeta cerca de duas milhões de pessoas no Brasil. No Amapá, segundo eles, ainda não há dados disponíveis, mas a incidência é grande.

Médico infectologista e com especializações em várias outras áreas, Dr.Dráuzio Varela explicou em vídeo divulgado no programa, que a convulsão, também presente na epilepsia, é resultado do aumento excessivo da atividade elétrica em alguma parte do cérebro, “provocado por alguma anormalidade”. E quando ocorre, alguns cuidados devem ser adotados, como deitar a pessoa de lado, remover todos os objetos ao redor para que a pessoa não se machuque, não colocar qualquer objeto na boca e nem tentar puxar a língua; soltar um pouco as roupas e procurar assistência médica se o quadro demorar mais de cinco minutos. Ele também recomendou procurar assistência médica após a crise, mas constatar se a pessoa voltou à normalidade clínica.


Deixe seu comentário


Publicidade