Açaí amapaense nativo do Bailique começa a ser exportado
Fruto cultivado no arquipélago, em seu preparo e comercialização obedece legislação, direitos dos trabalhadores e cuidado com meio ambiente

Amiraldo Picanço, no início da noite desta quarta-feira, no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário 90,9), deu uma notícia maravilhosa para quem acredita no trabalho associativo e na cultura do açaí como fonte econômica.
Presidente da Cooperativa dos Agroextrativistas do Bailique e da Beira Amazonas, Amiraldo informou que o fruto in natura, na forma de polpa, produzido nas comunidades do Arquipélago do Bailique, já alcançou a praça de São Paulo com projeção de também atingir outros mercados do país e o exterior.
Dentro do Amapá, o açaí do Bailique, com a marca Amazonbai, também tem tido grande aceitação. No ano passado, segundo Amiraldo Picanço, a associação que ele preside comercializou 30 toneladas de polpa, no interior e fora do estado.
A Associação dos Produtores de Açaí do Amapá conta com 159 integrantes. Até janeiro, tinha 92. Os 67 a mais ingressaram na entidade já agora em 2023, sendo 42 mulheres.
Recentemente houve uma assembleia geral da Cooperativa dos Agroextrativistas do Bailique e da Beira Amazonas para repartição dos lucros obtidos com a venda do açaí, em 2022.
Deixe seu comentário
Publicidade
