Cidades

Ação de combate a endemias é feita pela prefeitura no Iapen

Além do combate às endemias, a Semsa também fez ação de saúde para os internos com consultas médicas, testes rápidos para detecção de hepatites, sífilis e HIV, vacinação, busca ativa de tuberculose e hanseníase, e orientações em saúde bucal.


O Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde faz serviço de combate a endemias dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Até sexta-feira, 5, agentes de endemias fazem a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, combate à malária e roedores.

Durante a inspeção, foram encontrados focos do Aedes e do mosquito anopheles, causador da malária. “Durante o ano, realizamos ações pontuais para minimizar surtos de doenças comuns em ambientes de confinamento, e que podem desencadear quadros mais graves”, explica o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

Além do combate às endemias, a Semsa também fez ação de saúde para os internos com consultas médicas, testes rápidos para detecção de hepatites, sífilis e HIV, vacinação, busca ativa de tuberculose e hanseníase, e orientações em saúde bucal. “A saúde dos detentos é uma questão de saúde pública, na qual a própria condição de confinamento dos detentos representa uma oportunidade para a implementação de medidas preventivas e ações educativas específicas para esse segmento da população, que, em geral, tem menos acesso aos serviços de atenção à saúde”, comenta a diretora de Atenção Básica, Sandra Elisa.


Deixe seu comentário


Publicidade