Cidades

Ação de enfrentamento à covid-19 em terras indígenas alcança 10 aldeias de Oiapoque

Profissionais de saúde do Estado atendem às comunidades com ações de combate e prevenção à doença.


Profissionais de saúde do Governo do Amapá alcançaram dez aldeias da Terra Indígena Uaçá, no município de Oiapoque, com ações de prevenção e combate à covid-19, nesta quinta-feira, 25. O trabalho faz parte da maior ação de enfrentamento à doença em terras indígenas desde o início da pandemia.

Trata-se de uma parceria entre Estado e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). O objetivo é cobrir mais de cinquenta aldeias nas beiras de rios e estradas da região.

Nas margens do Rio Arakawá, a maior aldeia – Kumenê – teve sequência nas visitas da equipe de saúde de casa em casa. Ianawá, Kamuywá, Puwaytiket, Flexa, Massiká, Tawari, Urubu, Amomin e Kuikit foram as outras comunidades visitadas.

Aos indígenas com a doença, a equipe médica administra dosagens do protocolo terapêutico elaborado pelo comitê médico amapaense de combate à doença. Os moradores sem sintomas recebem atendimento, com verificação dos sinais vitais e orientações em casos de comorbidades como diabétis e hipertensão.

Os profissionais, que são Superintendência de Vigilância em Saúde do em Saúde (SVS) e Secretária de Estado de Saúde (Sesa), também fazem ação de testagem para covid-19.

“As visitas são uma busca por casos ativos para que possamos administrar a medicação em pacientes que no estágio inicial da doença. Porém, é mais que isso, estamos acompanhando a saúde dessa população de características tão bonitas, peculiares e que vive no isolamento. É uma ação de saúde como um todo”, declarou Maylin Rodríguez, gerente do núcleo Centro de Informações da Vigilância em Saúde (Cievs/SVS).

Atenção aos indígenas 

A ação é parte de um esforço feito pelo Estado para atender aos indígenas desde o início da pandemia. Nesse período, o Governo já garantiu remédios, desinfecção de aldeias, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), testagem, além de destinar quatro leitos do Centro Covid HU exclusivamente para estes povos.


Deixe seu comentário


Publicidade