Cidades

Ação de limpeza contempla moradores da Baixada do Ambrósio

O mutirão de limpeza integra o projeto Arte na Comunidade


A comunidade da Baixada do Ambrósio, na área portuária de Santana, recebeu no último sábado (17) um mutirão de limpeza que mobilizou mais de 400 pessoas, por meio do projeto Comunidade Restaurativa. A iniciativa é uma realização do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Cejusc e do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana em parceria com o Ministério Público do Amapá (MP-AP), através do seu Núcleo de Práticas Restaurativas; Prefeitura de Santana; Polícia Militar; Associação de Moradores do Ambrósio e Associação Comercial de Santana, entre outros.
A juíza Carline Regina de Negreiros, titular do Juizado Especial Cível e Criminal daquela Comarca, explicou que o mutirão de limpeza integra o projeto Arte na Comunidade. “Inserida no programa Comunidade Restaurativa, a ação faz parte de uma iniciativa maior que pretende limpar e colorir toda a comunidade do Ambrósio, trazendo mais vida e alegria a este espaço e impactando positivamente no dia a dia dos moradores”, complementou.

O objetivo de todas as ações é oferecer aos moradores da região a oportunidade de estabelecer um vínculo afetivo com o lugar onde moram. “Pretendemos despertar um novo senso de pertencimento e de propriedade, para que isso estimule cada um a cuidar um pouco mais do ambiente onde mora, por meio da limpeza e da manutenção continuada”, acrescentou.

Além dos mutirões, um trabalho educativo será realizado continuamente. “Faremos a conscientização em parceria com as mesmas instituições, dispondo lixeiras e pontos de coleta de lixo, além de oficinas de pintura e círculos de diálogo onde todos participarão da construção dessa nova maneira de enxergar a própria comunidade”, concluiu a juíza.

A promotora de Justiça Sílvia Canela, que coordena o Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas da Promotoria de Santana, também participou do evento e acredita que a união interinstitucional é fundamental e indispensável a ações como esta. “Este trabalho é extremamente positivo e percebemos que nele conseguimos colocar em prática os valores e princípios da Justiça Restaurativa, uma vez que ser restaurativo é construir e reparar vínculos saudáveis entre pessoas, instituições e comunidades”, observou.

Benedito Barreto Sá, presidente da Associação de Moradores do Ambrósio, registrou sua felicidade ao receber uma demonstração concreta do interesse de tantas instituições na área em que vive. “Às vezes as autoridades falam de intenções, dão ideias, mas quase sempre estão distantes. Hoje, vemos aqui juízes, promotores e outras pessoas de vários poderes,vendo de perto e participando da ação”, registrou.

A dona de casa Jamaira Trindade Ferreira (30), moradora há 15 anos da comunidade do Ambrósio, afirma: “É muito gratificante receber autoridades que se importam com a gente, pois em geral somos muito discriminados. Fico grata por virem até nós para proporcionar essas ações de limpeza e, futuramente, de pintura, pois isso vai trazer mais cultura, lazer e satisfação à nossa comunidade”, complementou.

A presidente da Associação Comercial de Santana, Adelaide Feitosa, acredita que somente com a aproximação também de empresários a região pode ser aprimorada. “Não podemos ficar de fora, pois também somos responsáveis pelo lugar em que vivemos. Precisamos estar próximos do cidadão, que é nosso cliente e consumidor, para que cresça, prospere e tenha acesso a tudo o que todo cidadão santanense tem direito”, defendeu.


Deixe seu comentário


Publicidade