Ação de recadastro do CadÚnico, no Macapaba, não tem previsão de retorno
Segundo a coordenadora da Casa do Bolsa, Abda Costa, os moradores estavam interferindo na organização feita pela instituição, o que estava gerando tumulto.

Lana Caroline
Da Redação
Nesta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) suspendeu a ação de atualização do CadÚnico que ocorria no Residencial Macapaba, por conta de ameaças vindas de moradores para os servidores e para resguardar a segurança dos colaboradores.
Nesta sexta-feira (24), a Coordenadora da Casa do Bolsa, Abda Costa, deu mais detalhes sobre essa suspensão, durante o programa radiofônico Luiz Melo Entrevista (Diário 90,9 FM). Segundo ela, os moradores estavam interferindo na organização feita pela instituição, o que estava gerando tumulto.
“Ontem estávamos finalizando a primeira semana de recadastro no Macapaba e estava tudo organizado, tudo certo. Quando chegamos lá, houve uma distribuição de senhas que não eram nossas, elas eram feitas por moradores e acabou gerando um grande tumulto. Nossa equipe acabou sendo ameaçada e precisamos chamar a polícia para tomar conta desse transtorno. Nos retiramos do local porque não iria ter como continuar. Não temos novas datas, mas assim que tiver definição, a Prefeitura de Macapá estará divulgando”, informou a coordenadora.
A ação já percorreu todos os conjuntos habitacionais de Macapá e está encerrando, neste sábado (25), os recadastramentos do CadÚnico no Conjunto Habitacional Mestre Oscar. Segundo Abda, mais de 20 mil famílias iriam ser atendidas no Macapaba.
“Havíamos feito um cronograma alongado porque sabemos que lá [Macapaba] é muita gente. São mais de 20 mil famílias para serem atendidas e por isso prolongamos o atendimento por mais uma semana para que fossem atendidas, no mínimo, mil beneficiários, mas com o fato que houve ontem, a polícia pediu para que não retomássemos até as medidas possíveis serem tomadas para o retorno com segurança”, disse.
Quem não conseguir realizar o recadastramento do CadÚnico nos habitacionais ou quer fazer o cadastramento, pode ser direcionado aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo ou ir até a Casa do Bolsa, que fica na Rua Leopoldo Machado, bairro Trem, e realizar o procedimento.
Se preferir, pode realizar o agendamento para atendimento através dos números (96) 99188-2701 ou 99105-9444, no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
E para agilizar o processo de recadastro, a Semas lançou nesta sexta-feira (24) o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de 30 profissionais e 10 vagas em formação de cadastro reserva, para atuarem como entrevistadores e digitadores sociais na gestão do Cadastro Único e programa Bolsa Família em município. O salário é no valor de R$ 1.100 para ambos os perfis, com 40 horas semanais.
As informações completas sobre o Processo Seletivo estão disponíveis no site da Prefeitura de Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade
