Cidades

Ação de saúde no Dia Mundial de Combate à Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Mazagão (Semsa) está realizando uma grande ação de saúde no município



 

A Secretaria Municipal de Saúde de Mazagão (Semsa) está realizando uma grande ação de saúde no município, pela passagem do Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Com apoio do Sesc Mazagão, a ação está sendo realizado no prédio do Sesc e conta com serviços de consultas médicas, análise dos sintomas e testes de sensibilidade da doença, aplicação de flúor em crianças e adultos, verificação de pressão arterial, vacinação, pesagem e teste de glicemia, realizados por uma equipe de médicos e enfermeiros da prefeitura.
A hanseníase é uma doença crônica contagiosa, causada por bactéria e transmitida por vias respiratórias de uma pessoa doente para outra sadia. Os sintomas mais comuns são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo que podem apresentar alteração de sensibilidade ao calor, à dor e ao toque. A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se não for descoberta no início ou se o tratamento for interrompido. Essa doença que atingi homens e mulheres, adultos e crianças e pode incapacitar ou deformar mãos, pés, nariz, orelhas ou olhos.

Segundo informações do secretário municipal de saúde, Heverton Coelho, ainda se verifica um índice muito elevado da doença nas comunidades do interior, esclarecendo que a pessoa em tratamento pode levar uma vida normal: “O paciente pode manter sua vida social, profissional normalmente, não precisa em nenhum momento separar pratos, copos, talhares e o ideal é que essa pessoa se sinta acolhida, se sinta aceita, que seja incentivada a fazer o tratamento pela família, pelos amigos, pela comunidade porque assim é a maneira mais fácil de curar, não é só o coquetel de antibióticos que ela toma, mas também o apoio, o carinho”, recomenda.


Deixe seu comentário


Publicidade