Cidades

Ação do governo fortalece Rede de Atendimento à Mulher nos municípios

No fim de semana Calçoene e Amapá receberam a equipe da SEPM para tratar de assuntos pertinentes ao combate à violência contra a mulher.


Uma rede de atendimento forte e eficaz. Fazendo jus a essa frase emblemática que o Governo do Amapá, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), continua com o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) nos municípios. No fim de semana Calçoene e Amapá receberam a equipe da SEPM para tratar de assuntos pertinentes à RAM local, destacando os serviços, demandas e especificidades de cada município no que se refere ao combate à violência contra a mulher.

Em Calçoene, o encontro foi com a Coordenadoria Municipal de Mulheres, capitaneada por Elma Silva, além dos agentes públicos do Cras e Creas. Na conversa, foram distribuídos materiais informativos, como a Cartilha da Rede de Atendimento à Mulher, folders e adesivos referentes aos Namoro Sem Violência e Meu Corpo Não é Público. Mais um alinhamento no município que está com nova gestão e o fortalecimento da RAM é importante para designar e atender de forma correta os casos de violência doméstica.

Nesse sentido, foi debatido os tipos de atendimento às mulheres rurais e ribeirinhas, por exemplo. E também o segmento LBTI. De que forma esses órgãos dentro do município poderão prestar um atendimento integral e correto a essas mulheres que possuem mais dificuldade de acesso às políticas públicas.

A coordenadora do Núcleo de Acolhimento e Orientação às Mulheres LBTI, (NAOM/LBTI), Dandara S. enfatizou as ações de atendimento nas áreas de saúde e social referente ao segmento LBTI, bem como informações sobre o núcleo que será inaugurado na próxima segunda-feira, 28, Dia do Orgulho LGBTIQ+.

No município de Amapá, a equipe da SEPM contou com a presença de vários órgãos da RAM local, como psicólogos, enfermeiros, equipe da UBS, Prefeitura, Conselho Tutelar e representantes da Polícia Militar na pessoa do cabo Thiago Oliveira, que destacou o enfrentamento da violência doméstica na região e pontuou a importância da reunião, pois com o trabalho e demandas articuladas os atendimentos terão a celeridade necessária e os encaminhamentos corretos.

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo Santana, a ida aos municípios faz com que os laços entre os agentes públicos se fortaleça.

“Se faz necessário esses encontros com os agentes da RAM dessas regiões. Precisamos ouvi-los e pontuar que cada coordenadoria municipal da mulher tem o apoio e parceria da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres e assim tornamos a RAM realmente cada vez mais forte e eficaz”, completou.

Em ambas as reuniões, ficaram pré-agendadas, encontros e capacitação para os agentes da RAM com data a ser definida.

 


Deixe seu comentário


Publicidade