Ações de saúde abordam prevenção ao câncer de mama
No anexo onde funciona a UBS Congós, mulheres da comunidade tiveram uma manhã de cuidados, onde passaram por sessão de maquiagem, consulta médica, palestra sobre o câncer de mama e café da manhã.

Em alusão ao dia D de combate ao câncer de mama, celebrado no dia 18 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desenvolveu diversas atividades no fim de semana. Na UBS Rosa Moita, usuárias foram recebidas com aula de zumba e orientações sobre como identificar alterações na mama, além de informações sobre alimentação saudável e a prática de atividade física na prevenção de doenças.
No anexo onde funciona a UBS Congós, mulheres da comunidade tiveram uma manhã de cuidados, onde passaram por sessão de maquiagem, consulta médica, palestra sobre o câncer de mama e café da manhã. “Nosso principal objetivo é disseminar o máximo de informação possível, abordando o tema, alertando a população de um modo geral sobre os perigos do câncer de mama e as formas de prevenção”, disse a enfermeira Rosa Nathalia.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama vem atingindo cada vez mais mulheres jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. “Portanto, pelo menos o autoexame deve ser rotineiro na vida de toda mulher, enquanto a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico”, destacou a coordenadora de Saúde da Mulher, Poliana Valadão.
Para sexta-feira, 27, está programada uma ação no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), voltada para as detentas, onde serão disponibilizados testes rápidos, consultas ginecológicas entre outros atendimentos.
Deixe seu comentário
Publicidade



