Acordos ultrapassam R$ 2 milhões durante Semana Nacional de Conciliação no Amapá
O presidente do Tjap, desembargador Carlos Tork, ressaltou a importância da execução da atividade e garantiu que este também é um papel do Judiciário, buscar o diálogo dentro da sociedade.

A Justiça do Amapá encerrou a 12ª Semana Nacional de Conciliação com um montante de R$ 2.023.828,19 em acordos homologados. Os resultados positivos devem-se a disposição de cerca de 500 pessoas, entre juízes, conciliadores e colaboradores da Justiça, que se empenharam durante cinco dias para oferecer resultados satisfatórios para as partes envolvidas.
A semana, que ocorreu de 27 de novembro a 1º de dezembro, envolveu todas as comarcas do Amapá, atendendo mais de seis mil pessoas, segundo dados do Núcleo de Estatísticas da Assessoria de Planejamento do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). De um total de 1.837 audiências designadas, 852 (48%) foram realizadas e 414 (22%) homologadas. As conciliações foram feitas na esfera cível, criminal, infância, extrajudicial e instrução e julgamento.
O presidente do Tjap, desembargador Carlos Tork, ressaltou a importância da execução da atividade e garantiu que este também é um papel do Judiciário, buscar o diálogo dentro da sociedade. “Esperamos com isso continuar viabilizando a cultura da paz no nosso estado, porque o objetivo da Justiça é a pacificação social e a garantia do bom diálogo entre as partes”.
Para a presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), desembargadora Sueli Pini, mesmo aquelas audiências que não chegaram a um acordo durante esses dias, contam bons pontos para o Sistema de Justiça, porque possibilitam que as parte conversem.
“Sempre é bom lembrar que além da Semana Nacional a Justiça do Amapá faz sessões de conciliação todos os dias e também realiza mutirões mensais nas últimas semanas de cada mês. Nós acreditamos nesses meios consensuais de solução de conflitos porque eles agregam valor à entrega da jurisdição”, declarou Pini.
Deixe seu comentário
Publicidade
