Cidades

Adesão ao regime de tributação simplificado até dia 30 de jane

Até a próxima sexta-feira, 30 de janeiro, as micro e pequenas empresas brasileiras



 

Até a próxima sexta-feira, 30 de janeiro, as micro e pequenas empresas brasileiras com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões podem optar pelo Simples Nacional, regime de tributação que unifica o pagamento de oito tributos em um documento único de arrecadação, além de reduzir a carga tributária e a burocracia.

Em alguns casos, o Simples pode gerar uma economia de até 40% no pagamento de tributos para os empresários, de acordo com a Fenacon, entidade que representa mais de 400 mil empresas das áreas de serviços contábeis, assessoramento, perícias, informações e pesquisas.

Com as mudanças proporcionadas pela alteração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no ano passado, 140 novas atividades e cerca de 450 mil empresas podem optar pelo regime. Entre os negócios estão consultórios médicos, escritórios de advocacia e arquitetura, corretores, designers e jornalistas.

Apesar de ser a opção menos burocrática e com menor quantidade de obrigações acessórias, o Simples Nacional pode não apresentar vantagens para todas as organizações que agora se enquadram no regime. Por isso, antes de optar pelo sistema simplificado, é recomendado procurar um contador para decidir em conjunto qual o melhor regime de tributação.

Uma regra, no entanto, pode ajudar na decisão. “Entendo que será vantajoso se, em média, a folha de salário representar, pelo menos, 40% do faturamento da empresa. Cada caso é um caso, mas a carga vai reduzir com a diminuição do pagamento de INSS nessa situação, por exemplo”, aconselha Mario Berti, presidente da Fenacon.


Deixe seu comentário


Publicidade