Cidades

Agentes de endemias combatem a malária no interior da capital

Agentes de endemias da Prefeitura de Macapá fizeram mais um ciclo de combate à malária.



 

Agentes de endemias da Prefeitura de Macapá fizeram mais um ciclo de combate à malária. Dessa vez, 24 comunidades ribeirinhas no entorno do rio Pedreira como Carapanatuba, Ipixuna Miranda, Boa Vista e São Raimundo receberam os agentes. 

Em todas as localidades foram realizadas busca ativa, exame com tratamento imediato, reconhecimento geográfico, borrifação intradomiciliar, fumacê e educação em saúde. A malária é uma infecção parasitária transmitida de pessoa para pessoa através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado, que geralmente pica entre o anoitecer e o amanhecer. Algumas ações, como o uso de repelentes, mosquiteiro, calças e camisas de manga longa, podem reduzir a infecção. Os sintomas da malária começam a desenvolver-se geralmente sete dias após o início da infecção e assemelham-se aos da gripe, como dores de cabeça e musculares, tosse, arrepios, suores e cansaço. 

No caso da doença progredir sem que seja administrado tratamento, pode levar a comprometimento cerebral, convulsões e à perda de consciência.


Deixe seu comentário


Publicidade