Cidades

Agentes do GTA realizam treinamento para combater incêndios

A atividade está entre as ações coordenadas pelo Exército Brasileiro, dentro da Operação Verde Brasil, conforme as medidas da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO


Agentes do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá estão em treinamento para atuarem em ações preventivas contra possíveis queimadas no Estado. Nesta quarta-feira, 4, os 30 integrantes da unidade realizaram uma simulação de operação com o “Bambi Bucket”, que é um reservatório de lona, com capacidade para 820 litros de água, utilizado para controlar focos de incêndios em áreas urbana e florestal.

A atividade está entre as ações coordenadas pelo Exército Brasileiro, dentro da Operação Verde Brasil, conforme as medidas da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), decretada pelo presidente da República Jair Bolsonaro para combater queimadas e desmatamentos na Amazônia Legal. O Amapá aderiu à GLO com foco nas ações preventivas e educativas.

O treinamento do GTA teve início na segunda-feira, 2, e terminou nesta quarta. Pela manhã, no Hangar do Aeroporto Internacional de Macapá; à tarde, houve uma demonstração da estratégia na 22º Brigada de Infantaria e Selva, para o comando do Exército no Amapá.

O exercício, que utilizou o helicóptero “Gavião 01”, foi realizado mais de uma vez e contou com a participação de pilotos em comando, copilotos e da equipe operacional do GTA.

“A forma correta de fixar o aparelho na aeronave foi minuciosamente explicada aos participantes durante a orientação teórica, bem como todos os demais detalhes, como os instrumentos e tudo o que envolve a operação. Nossa missão é resfriar a área para facilitar o trabalho das equipes de terra, além de monitorar a região e transportar equipes”, garante o coordenador do GTA, comandante Ajaje Rachid.


Deixe seu comentário


Publicidade