Cidades

Ajuda Humanitária: comitiva do Estado aponta 140 famílias afetadas por ventania em Vitória do Jari

Relatório situacional da Defesa Civil vai orientar políticas de assistência social aos afetados pelo incidente.


Foto: Cláudio Morais

A comitiva do Governo do Estado que está no município de Vitória do Jari desde a manhã desta terça-feira, 19, aponta que,  aproximadamente, 140 famílias de seis bairros tiveram as residências danificadas pelo temporal acompanhado de ventania que atingiu a localidade na última segunda-feira, 18.

As informações estão no levantamento produzido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e pela Secretaria de Estado da Mobilização e Inclusão Social (Sims). A força-tarefa foi destacada pelo governador, Waldez Góes, para auxiliar a população da cidade no sul do Amapá.

“O levantamento dos nossos técnicos apontou que foram ventos com velocidade média entre 50 e 70 km/h, com chuvas isoladas. Vamos agora avaliar as condições dessas edificações para providenciarmos as melhores medidas para essas famílias”, destacou o coordenador estadual de Defesa Civil, Wagner Coelho.

As equipes da Defesa Civil e da Sims realizaram incursões em toda a região atingida pelo sinistro para avaliar a extensão dos danos e o estado de vulnerabilidade a que essas famílias possam estar submetidas.

O relatório situacional gerado por este levantamento irá orientar as políticas de assistência social aos afetados pelo incidente.

“Só com este relatório é que poderemos mensurar a extensão dos danos e, com isso, encaixar as famílias que precisem nos projetos do Estado mais adequados às suas vulnerabilidades”, frisou a titular da Sims, Albanize Colares.

O prefeito em exercício de Vitória do Jari, professor Waldez, agradeceu pelo empenho do Estado no amparo à população afetada pela ventania.

“Graças a essa cooperação é que conseguiremos levar os serviços à população em uma agilidade que, talvez, sozinhos não conseguiríamos”, declarou o gestor.

Temporais atípicos

Outra localidade do Amapá atingida por uma ventania na segunda-feira foi o distrito de Igarapé do Lago, no município de Santana. Equipes da Sims e da Defesa Civil também foram encaminhadas ao local e constataram 14 residências com a cobertura danificada.

O coordenador da Defesa Civil, Wagner Coelho, considera estas ocorrências atípicas para esta época do ano.

“Chamam atenção principalmente por estarmos em pleno período de estiagem. Estamos redobrando o monitoramento aos eventos climáticos para continuarmos preservando vidas”, explicou.


Deixe seu comentário


Publicidade