Cidades

Alap reúne 5ª Mostra Amapá, Aqui tem SUS e a 2ª Mostra ImunizaSUS

Eventos ocorrem no auditório da Assembleia Legislativa; são discutidas melhorias e troca de experiências entre secretários e técnicos de saúde do estado  


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá, o Cosems-AP, realiza nesta quarta-feira, 27, das 8h às 18h, num dos auditórios da Assembleia Legislativa, a 5ª Mostra Amapá, Aqui tem SUS e a 2ª Mostra ImunizaSUS. O objetivo é valorizar as iniciativas das gestões nos municípios, de acordo com a realidade de cada um, e compartilhar as experiências com gestões de todos os municípios brasileiros.

 

 

Na cerimônia de abertura falaram Érica Aymoré, secretária de saúde de Macapá; Wueber Penafort, promotor de justiça de defesa da saúde e coordenador do centro de apoio operacional de saúde; deputada estadual Liliane de Abreu, vice presidente da comissão de saúde da Alap; Marcel Menezes, presidente da Cosems/AP; Silvana Vedovelli, secretária de estado de saúde; e Risham Hamida, presidente da Conasems.

 

 

“É a oportunidade que os municípios têm dos seus trabalhadores do SUS trazerem suas experiências e compartilhar; hoje ficamos muito felizes porque tudo que serve em um município vai dar certo no outro. É uma grande festa que os secretários e técnicos têm para mostrar a força de seus municípios”, celebrou Marcel.

 

 

“É de extrema importância o Conasems estar presente no território. O Amapá é destaque na condução e na articulação com os municípios na representatividade. Hoje essa mostra é o maior momento do SUS, que é essa troca de experiências entre os gestores, momento de riqueza. O SUS do Amapá sai ganhando”, disse Risham.

 

 

“É sempre gratificante estar aqui; isso é um orgulho para o Amapá, a participação do Cosems-AP e de todos os secretários municipais, mostrando que podemos fazer cada dia mais pelo SUS e dizer que estamos aqui para participar de grandes eventos e da união de todos nós”, falou Silvana Vedovelli.

 

 

Estratégias nas áreas de Atenção Básica e Imunização, executadas com êxito nos municípios, concorrem a premiações em dinheiro, medalhas e participação na Mostra Nacional Brasil, Aqui tem SUS, que será realizada em julho, em Porto Alegre.

 

Sessenta e cinco projetos foram inscritos, para a etapa final, em que concorrem 23 nas duas mostras. Todos os projetos estarão cadastrados no Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente, da Fiocruz e passam a fazer parte de iniciativas de sucesso no Sistema Único de Saúde, o SUS.

 


Deixe seu comentário


Publicidade