Aldeia Kuahí, no Oiapoque, sediará Jogos Interculturais do Amapá
Competição indígena reunirá trezentos disputantes em 16 equipes

Douglas Lima
Editor
Nos próximos dias 21, 22 e 23 acontecerão na aldeia Kuahí, da etnia Palikur, no território indígena Uaça, os Jogos Interculturais do Amapá, realização do Instituto Majuriká com apoio do Ministério do Esporte e parceria da Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel), além da Prefeitura Municipal do Oiapoque
Para divulgar o evento programado para reunir cerca de trezentos atletas indígenas, estiveram no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9) desta segunda-feira, 17, a coordenadora geral Rayane Majuriká e o coordenador de aldeia, cacique Gilberto Iaparrá. Apoiando os dois também esteve no estúdio da rádio o casal Rubimauro e Beatriz Marworno.
Rayane, da tribo Gavião, no Pará, e assistente social no Senado da República, informou que os Jogos Interculturais do Amapá têm aporte de R$ 250 mil provenientes de emenda parlamentar da então deputada federal Aline Gurgel. Hoje, Aline comanda a Secretaria Estadual de Assistência Social.
Dezesseis equipes de aldeias indígenas participarão do evento, no município do Oiapoque, competindo nas categorias feminina e masculina, nas seguintes modalidades, olímpicas e tradicionais: arco e flexa, arremesso de lança, cabo de força, corrida de velocidade, corrida com tora, zarabatana e futebol.
Gilberto Iaparrá e Rayne Majuricá explicaram que no decorrer das competições será executada extensa programação cultural para o desenvolvimento dos indígenas e apreciação dos não indígenas, como desfile de beleza indígena adulto e infantil. Cada aldeia apresentará um casal indígena, que será avaliado pela beleza física, grafismo corporal e adereços tradicionais. Também haverá danças culturais, feira de artesanatos, gastronomia indígena, cantos nas línguas indígenas e pinturas corporais.
Kuahí, Uaça, Juminã, Aruwak, Manga, Arukwa, Ahumã e Açaizal são as equipes que disputarão os jogos Interculturais do Amapá, no naipe masculino; no feminino: Kuahí, Arukwa, Manga, Makurakura, Kunanã, Uaça, Santa Izabel e Ahumã.
Deixe seu comentário
Publicidade
